Ser ou não ser livre: eis a questão?

Plano de Aula do Filme O Paradoxo do Passarinho | Documentário | De Bruno Pinaud, Deko Shmidt | 2004 | 1 min | RJ

Sempre estamos reclamando por não nos sentirmos livres, todavia, muitas vezes quando temos a 'liberdade' não temos atitudes por medo ou por comodismo. A liberdade é classificada como a independência de um ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade. A partir disso surge a pergunta: porque muitas vezes nos amedrontamos ou nos acomodamos diante da liberdade?

- Refletir sobre o tema liberdade, medo e acomodação sob a ótica da História.

- Conhecer momentos da história e da sociedade em que a não houve liberdade.

1° momento:

Como sensibilização ao tema, coloque o curta para que os alunos assistam.

2° momento:

Nesse momento, a partir das perguntas, faça a mediação da discussão. (as perguntas são sugestões e podem ser alteradas de acordo com o desenvolvimento da atividade)

a) Por que o passarinho não quis sair da gaiola?

b) Vocês se sentem livres?

c) Quais são os momentos em que se sentem livres?

d) Relate alguma atitude em que você se considerou livre?

e) Você sentiu medo diante de alguma situação em que você estava "livre"?

f) Liberdade tem limite?

g) Quais momentos da história que vocês se lembram de "lutas pela liberdade"?

h) O que liberdade e luta tem em comum?

3° momento:

Oriente os alunos para que realizem uma pesquisa sobre os movimentos que representam liberdade. Por exemplo: Semana de Arte Moderna, Independência do Brasil, Revolução de 32, etc.

4° momento:

Em parceria com o professor de História e Português, solicite aos alunos que elaborem um texto jornalístico sobre o fato histórico escolhido por eles, com reflexão crítica sobre o fato relacionando-o ao tema suscitado pelo curta.

Publique-o em um blog ou no jornal da escola.

Para dar continuidade a discussão do tema liberdade sob outra ótica, assista ao curta: Passos disponível no nosso site.

Caroline Franco

Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas