|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Resgatando e valorizando a Brasilidade a partir da música, do Chorinho


Plano de Aula do Filme Alma Carioca - Um Choro de Menino | Animação | De William Côgo | 2002 | 5 min | RJ


Não são necessárias palavras. O curta Alma Carioca: Choro de Menino traz, com a música, o elemento essencial para que possamos compreender parte de nossas raízes culturais, associadas a musicalidade, ao ritmo, a dança, a alegria e a tristeza ao mesmo tempo. Somos filhos da África (e da Europa, dos indígenas que aqui viviam), de onde extraímos toda essa ligação umbilical com os sons e a música, a melodia, as canções. Resgatar Pixinguinha e os grandes músicos que compuseram obra imortal no início do século XX no Rio de Janeiro, colocar em pauta esta importantíssima obra é o mérito maior deste curta.




Objetivos
Propor um exame da cultura popular brasileira a partir de um de seus principais elementos, a música. Neste caso específico, resgatar o Chorinho, seus principais representantes (compositores e músicos), as canções, as melodias, a história deste ciclo cultural tipicamente brasileiro, nascido carioca.

Situação Didática
Apresentar o filme e, além disso, propor a construção de um jornal ou revista informativa, a partir das mãos de toda a turma, buscando dados sobre o chorinho, Pixinguinha, músicos de destaque, canções... Pode também surgir, como alternativa, a construção de um painel, com imagens de época, resgatando as pessoas e locais por onde circularam. Para reforçar, seria riquíssimo se fosse possível, levar algum grupo musical da cidade que preserva esta arte imortal do chorinho, para se apresentar para os alunos e para a comunidade.

Comentários
Considero, pessoalmente, que o casamento entre arte, cultura e educação é de primordial importância para o ensino. Em se tratando de cultura brasileira é uma forma de não apenas resgatar nossos legados, mas igualmente fomentar uma melhor compreensão de nossas raízes, além de estimular um maior orgulho quanto a brasilidade.

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado