Natal Solidário

Plano de Aula do Filme A Lente e a Janela | Ficção | De Marcius Barbieri | 2005 | 12 min | DF

O Natal é um momento de celebrar a vida, é um dia em que, geralmente, as famílias se reúnem ao redor de uma mesa farta, se divertem, trocam presentes. Mas não são todas as famílias que podem comemorar um Natal assim.

Pensando nessa data como um dia de reflexão e renovação, esse é um excelente momento para aflorar nos alunos a generosidade e solidariedade com as outras pessoas e pensar junto com eles formas de ajudar.

- Refletir sobre desigualdade social.

- Praticar uma ação solidária.

1° momento:

Em uma roda de conversa, questione os alunos sobre qual o verdadeiro significado do Natal e o que eles acham que é mais importante nessa data. Socialize suas tradições da noite de Natal com eles e peça para que cada um conte como costuma comemorar a data com seus familiares. Depois desse momento de trocas, peça para que eles reflitam se todas as pessoas possuem condições de ter uma noite de Natal reunidas em família, com fartura, amor e alegria.

2° momento:

Como forma de fomentar essa reflexão, assista com os alunos ao curta A Lente e a Janela, que conta a história de uma menina que ganha uma câmera de vídeo no Natal e sua percepção muda por meio das imagens que ela vê pela lente da câmera e pela janela.

Posteriormente faça uma roda de conversa a respeito do que eles acharam do vídeo e de como a menina que ganhou a câmera se sentiu com as imagens que apareceram pela janela.

Peça para eles compartilharem momentos em que viveram situações semelhantes a da menina.

3° momento:

Depois da reflexão sobre o filme, proponha que os alunos, juntos, elaborem alguma ação social para melhorar a noite de Natal das pessoas que vivem, no entorno da escola, em situações semelhantes as que apareceram no vídeo. Peça a eles que se organizem para envolver toda a comunidade escolar nessa ação, que pode ser elaboração de sacolas de natal com roupas e brinquedos para essas crianças, arrecadação de alimentos para ajudar na ceia de natal dessas pessoas e produção de cartões de natal.

As arrecadações devem acontecer até a última semana de aula.

4° momento:

No último dia de aula, ou na reunião de pais, reúna a comunidade escolar que participou dessa ação para percorrer as ruas do bairro entregando as coisas que conseguiram arrecadar e, após esse momento, na escola, encerre com uma roda de conversa para socializar o sentimento das pessoas que participaram desse momento de solidariedade.

Caroline Franco

Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas