|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Enem. Praticando sobre: Ciências Humanas e suas tecnologias.


Plano de Aula do Filme Som da Rua - Banda Mirim | Documentário | De Roberto Berliner | 2004 | 4 min | RJ


A música é transcendental a alma, e existe muito a se descobrir sobre esse dom tão especial. Para alguns se trata de um fenômeno espiritual, para outros tem o poder de cura ou uma forma de expressão, entre outras variações.


Quando crianças são tocadas pela música pode aglutinar a educação, a criatividade e a disciplina em sua formação, contribuindo para transformar socialmente o ambiente em que elas estão inseridas. Nesse sentido, apresentamos pelo "O Som da Rua" a Banda Mirim, importante projeto que contribuiu para a formação de muitas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.


Aumentar o repertório cultural desses meninos pode ter sido a chave mestra para abrir uma nova porta, a do conhecimento, interessante em ser explorada, e a partir dessa intenção que sugerimos o plano de aula a seguir, para instigar os conhecimentos dos participantes, a fim de oferecer diversas formas de pensar e se expressar, claro, através da música nossa de cada dia.






Objetivos

 Aumentar o repertório cultural dos alunos

 Desenvolver formas diferentes de aprendizado

 Abranger o olhar do aluno em relação a sua visão de cultura

 Despertar habilidades artísticas nos alunos

 Desenvolver a competência Linguagens, códigos e suas tecnologias, exigida pelo Enem.


Situação Didática

Etapa 1: (5 minutos)

O encontro deverá ser iniciado com a exibição do filme "Som da Rua - Banda Mirim".


Etapa 2: (5 minutos)

Após a exibição do curta, o professor poderá disponibilizar a letra da música "Querelas do Brasil" de Aldir Blanc e Mauricio Tapajós, quando todos estiverem com suas cópias nas mãos, poderão apreciar a interpretação recomendo a gravação de Elis Regina, disponível ao final desse documento.


Etapa 3: (20 minutos ou mais)


Nessa etapa a ideia é discutir um pouco sobre a cultura popular brasileira por meio da música. O professor poderá pedir para os alunos escreverem na lousa as palavras que são usadas na música, que eles conheçam, esse exercício é interessante para se pautar sobre uma discussão:

"A valorização cultural do nosso país"

São poucas ou muitas as palavras (termos) que os alunos desconhecem da canção? O que eles pensam sobre a intenção do compositor em utilizar o uso da grafia do substantivo próprio "Brasil" escrito com as consoantes "s" e "z"?

É importante comentar sobre os participantes da Banda Mirim, o repertório cultural deles é diferente dos alunos na classe?

Outros questionamentos podem aparecer a partir da comparação entre o vídeo e a canção.


Etapa 4: (20 minutos)

Nessa etapa sugerimos que o professor faça uma mediação com os alunos sobre a importância do repertório cultural deles para a participação de quaisquer tipos de exames, inclusive o ENEM.

Uma pessoa bem informada, que consome cultura, está mais bem preparada para interpretação de textos de conhecimentos gerais e pode se destacar diante de alguma avaliação.

Sugerimos que algumas questões do caderno de Ciências Humanas sejam socializadas com todos na sala de aula, para que eles constatem os diferentes formatos de questões que englobam esse caderno.

No último momento, posterior a socialização, o professor deverá solicitar uma pesquisa para ser entregue no próximo encontro.

Os alunos deverão dividir entre eles alguns termos que são citados na canção "Querelas do Brasil" e trazerem os seus respectivos significados, no intuito de conhecer melhor o nosso repertório cultural, tipicamente brasileiro.


Avaliação:

Análise das pesquisas trazidas pelos alunos. Socialização com a classe.

A produção de um "Sarau" onde os alunos poderão aumentar ainda mais seu repertório cultural através de performances artísticas, divulgando seus talentos e preferências de poesia, literatura, artes plásticas etc.



Comentários

Para saber mais:


Querelas do Brasil, por Elis Regina

Estudo sobre a canção "Querelas do Brasil" pelo site Sobre a canção

Referências bibliográficas:

BLANC, Aldir - "Um cara bacana na 19ª" - 3 Ed. Rio de Janeiro: Record, 1997.


Pedagogo Autor do Plano de Aula
Filipe Macedo


Formação: Ator, contador de histórias e educador - Cursando a Pós Graduação Lato Sensu "A Arte de Contar Histórias - abordagens poéticas, perfomáticas e literárias" pela Facon, graduado em Tecnologia de Produção Audiovisual pelo Centro Universitário Anhanguera, com formação Técnica em Artes Dramáticas pelo Senac, especializado em Libras (Língua Brasileira de Sinais) pelo Instituto Peniel .
Atividades Profissionais: Consultor pedagógico do Instituto Paramitas, Educador de Comunicação na Cepac Barueri (Associação para proteção de crianças e adolescentes), Mestre e Contador de Histórias na escola Lumiar SP, Orientador Socioeducativo no Programa Jovens Urbanos da Fundação Itaú Social, Educador de Teatro na Associação Eremim - Osasco SP, diretor da Companhia de Investigação Teatral Minha, Nossa.
Nível: Ensino Superior