Musicalidade Brasileira

Plano de Aula do Filme Som da Rua - Banda Mirim | Documentário | De Roberto Berliner | 2004 | 4 min | RJ

Você sabe o que é uma banda?
Se você pensou em nas bandas de rock, forró ou outros acertou!
Você sabia que há vários estilos musicais? E cada um deles tem uma história de origem?
Sabe aquela música que você adora? Então, ela tem uma história, um estilo e uma origem.
Vamos descobrir juntos?

Agora é a sua vez de juntar seu grupo e conhecer a história dos estilos musicais que você escuta, dança para apresentá-lo a classe de forma bem criativa, utilizando recursos de som, vídeo e dança.

¬ Escolher com a classe alguns estilos musicais e sorteá-los entre os grupos

¬ Cada grupo deverá pesquisar sobre o estilo para qual o grupo se responsabilizou.
Um grupo que represente este estilo
Um exemplo de uma música do estilo estudado

¬ Assistir o curta Banda Mirim e discutir as diferenças entre o estilo que está estudando e a banda proposta no filme

¬ O grupo terá como tarefa utilizar o ritmo para comunicar o que aprenderam. Devem se caracterizar e montar a apresentação da forma mais criativa.

¬ As apresentações poderão ser gravadas e compor posteriormente material para a elaboração de um documentário.