Manifestação cultural

Plano de Aula do Filme As Coisas que Moram nas Coisas | Ficção | De Bel Bechara, Sandro Serpa | 2006 | 14 min | SP

Uma proposta que traz ideias e atividades para pensar a temática dos direitos das crianças. Em uma mostra apresentar para toda a escola a produção cultural dos alunos, incentivando o desenvolvimento de novas habilidade.

Organizar uma exposição na escola.

Que as crianças conheçam seus direitos.

Que as crianças possam exercer seus direitos e deveres.

A ideia é organizar uma exposição sobre os direitos das crianças na escola.

Para começar a proposta se recomenda antes de assistir o filme junto com as crianças ler a convenção dos direitos das crianças. Após o filme discutir sobre como é a vida daquelas crianças? Elas estudam? Os direitos delas são garantidos? O que aparece no filme é realidade de muitas crianças?

Dividir os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Cada grupo deverá buscar notícias no jornal na qual se observem situações de vulnerabilidade dos direitos. A partir da analise dessas noticias e junto com o documento da convenção elaborar uma expressão artística que pode ser:

Um spot publicitário para realizar uma campanha de promoção dos direitos das crianças.

Um cartaz denunciando situações pelas quais passam as crianças.

Um filme

Uma música