|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Filmes
Filtrar por

ECA Minhoca!


Plano de Aula do Filme Minhocas | Animação | De Paolo Conti | 2006 | 15 min | SP


Quantas vezes nós damos vida as coisas que nos cercam? A vida de um brinquedo especial, ou de uma comida, um objeto esquisito. Nossa imaginação caminha por lugares que são muito improváveis e não há limites, nem pedágios para isso o curta Minhocas é um bom exemplo disso! Passeando pela realidade desses pequenos animais invertebrados poderemos no plano a seguir brincar de construir o mundo que os cerca!






Objetivos

Aprender sobre os Direitos da Criança e do Adolescente de uma forma lúdica.


Incentivar a pesquisa.


Trabalhar em grupo.



Situação Didática
Etapa 1: (20 minutos)

O professor poderá começar o encontro falando sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, pautando-se nos direitos essenciais, fazendo uma explanação sobre a importância das leis para o convívio social.


Dica: é importante também que se conte sobre a história e criação do ECA.


Etapa 2: (15 minutos)

Após essa primeira conversa, iniciamos a exibição do filme "Minhocas".


Etapa 3: (50 minutos ou mais).

Com a exibição do curta o professor irá solicitar que os alunos se dividam em grupos para criar um Estatuto que defenda os direitos das Minhocas, contribuindo com a educação que a Mãe Minhoca deseja para o seu Filho Minhoca.


O professor poderá pedir uma quantidade mínima de leis para incentivar que os alunos se esforcem em criar coisas diferentes, pensando na realidade das minhocas. É aconselhável que se faça uma pesquisa para entender no que as minhocas contribuem com o meio ambiente, como elas vivem, do que se alimentam etc.


A partir dessa pesquisa ficará mais fácil a criação das Leis, que deverão seguir o formato do ECA, fazendo com que os alunos entrem em contato com o estatuto para conseguir reproduzir as leis criadas por eles.


Avaliação:

Para avaliar essa atividade o professor poderá pedir para que cada grupo entregue seu estatuto impresso ou digitalizado, na segunda opção, seria interessante encaminhar para os produtores do curta, como incentivo e agradecimento pela inspiração através do filme.


Outra sugestão avaliativa é uma apresentação do Estatuto das Minhocas de cada grupo para toda a turma.



Comentários
Para saber mais:

Sites com curiosidades sobre minhocas:

Minhoca é um réptil?


Minhoca


Vídeo sobre a vida das minhocas:

Minhoca


Revista Brasil, sobre aniversário do ECA:

Estatuto da Criança e do Adolescente vai fazer 25 anos. Há o que comemorar?


InfoEscola sobre o ECA:

Estatuto da Criança e do Adolescente



Referências bibliográficas:

SOUZA, Maurício de. A Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. Ed. Maurício de Sousa, São Paulo, 1993.


PRIORE, Mary Del. História das crianças no Brasil, Ed. Contexto. São Paulo, 1999.



Pedagogo Autor do Plano de Aula
Filipe Macedo


Formação: Ator, contador de histórias e educador - Cursando a Pós Graduação Lato Sensu "A Arte de Contar Histórias - abordagens poéticas, perfomáticas e literárias" pela Facon, graduado em Tecnologia de Produção Audiovisual pelo Centro Universitário Anhanguera, com formação Técnica em Artes Dramáticas pelo Senac, especializado em Libras (Língua Brasileira de Sinais) pelo Instituto Peniel .
Atividades Profissionais: Consultor pedagógico do Instituto Paramitas, Educador de Comunicação na Cepac Barueri (Associação para proteção de crianças e adolescentes), Mestre e Contador de Histórias na escola Lumiar SP, Orientador Socioeducativo no Programa Jovens Urbanos da Fundação Itaú Social, Educador de Teatro na Associação Eremim - Osasco SP, diretor da Companhia de Investigação Teatral Minha, Nossa.
Nível: Ensino Superior