Ocupações Urbanas

Plano de Aula do Filme Ocupação Feminina | Documentário | De Bruno Granato, Clayton Sousa | 2007 | 23 min |

Ao longo do processo de urbanização grupos sociais foram separados de maneira desigual nas regiões metropolitanas, grupos mais abastados acabaram por viver em espaços melhores e maiores, com infra estrutura adequada e grupos com baixa renda foram excluídos dos centros e obrigados a construir suas moradias na periferia, em lugares menores e com pouca ou nenhuma infra estrutura.
Atualmente muito tem se discutido em relação à projetos de habitação popular e todos os governantes como plano de governo tem como uma das principais questões resolver esse problema.
As ocupações urbanas irregulares, muito presentes em todos os estados, são há muito tempo a solução encontrada pelos sem teto para os problemas habitacionais que existem.

- Conhecer o processo de ocupação urbana.
- Entender os motivos que levaram as pessoas a viverem em situações precárias.
- Buscar soluções para esse problema social.

1° momento:
Antes de assistir ao curta Ocupação Feminina, em uma roda de conversa, questione os alunos sobre o que eles conhecem a respeito de ocupações urbanas irregulares, pergunte se eles conhecem alguma ou sabem como funciona uma ocupação, anote os levantamentos feitos por eles para usar no encerramento da aula. Depois de assistir ao curta, volte aos questionamentos feitos anteriormente e discuta o que mudou a visão deles depois de ver o documentário.
2° momento:
Divida a turma em grupos e solicite que os grupos se dividam para escolher e pesquisar a história de alguma ocupação urbana existente no município em que eles moram, tentando procurar informações sobre quanto tempo existe a ocupação, quais são as condições de vida das pessoas que moram lá, como eles se dividem e se organizam, que infra estrutura eles possuem, quais os maiores problemas enfrentados pelos moradores.
3° momento:
Apresentação e discussão sobre as produções.
4° momento:
Depois da apresentação das pesquisas, peça para que cada grupo proponha ações para melhorar a vida dos moradores das ocupações pesquisadas, e elaborar um documento que pode ser enviado para o prefeito do município com as sugestões.

Jussara Caetano

Formação: Jornalista, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mí­dias Digitais.
Atividades Profissionais: Coordenadora de comunicação do Instituto Paramitas.
Publicações: Em 2013 teve a reportagem Meu corpo, meu filho, meu parto publicada no livro "A quem pertence o corpo da mulher?". De 2004 a 2007 participou do grupo de estudos literários Encontro das Ã?guas na Biblioteca Municipal de Osasco.
Nível: Ensino Superior