|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Arte Animada


Plano de Aula do Filme Animando | Animação | De Marcos Magalhães | 1983 | 13 min | RJ


Uma das mais saborosas lembranças de muitas pessoas que conheço de seus tempos de escola são as aulas de arte. Guache, canetinha, lápis de cor, lápis preto, papel, cartolina, tesoura, cola e tantos outros instrumentos de trabalho eram necessários e alegravam estes momentos. Se aprendiam técnicas de desenho, pintura, modelagem, colagem e outras ações. Todo mundo apreciava, até aqueles que reconheciam não ter muita habilidade ou jeito para a coisa... Era um momento no qual saíamos das aulas regulares, das teorias e colocávamos as mãos na massa, bastante lúdico, divertido, interessante mesmo. Que tal então pensar nestas aulas de artes dentro de uma perspectiva mais atual, usando outros recursos?




Objetivos
Exercitar técnicas artísticas. Estimular o gosto pelas artes. Ensinar aos alunos os diferentes movimentos de arte. Promover o uso de recursos relacionados a produção artística. Ensejar a produção artística associada ao uso de recursos como câmeras fotográficas, telefones celulares com câmera, câmeras de vídeo para que a produção artística dos alunos possa se transformar em vídeos.

Situação Didática
Propor em aula que cada uma das técnicas a serem trabalhadas na disciplina Artes ou Educação Artística gere produções que possam ser, posteriormente filmadas. Para tanto, utilizar o filme Animando como um indicador das formas de transição dos diferentes tipos de arte e materiais para uma produção em vídeo, como as técnicas de sequenciamento, por exemplo. Além disso, desenvolver juntamente aos alunos um trabalho em paralelo com disciplinas que auxiliem na composição de roteiros para eventuais personagens surgidos nestas aulas de arte para a composição das histórias a serem filmadas.

Comentários
Juntar a produção artística desenvolvida numa sala de aula, a partir de uma disciplina escolar como Artes ao trabalho com filmagem, mais especificamente animação, é uma realização e tanto, daquelas que ficam para sempre na memória de qualquer aluno. Hoje temos muito mais condições de fazer isso, contando com recursos que estão nas mãos dos próprios alunos e que, unidos as potencialidades da tecnologia, presentes nas escolas, permitem que esse projeto/sonho se concretize. Então, o negócio passa a ser colocar para funcionar, não é mesmo? Mãos a obra!

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado