Festival de Curtas

Plano de Aula do Filme Macabéia | Ficção | De Erly Vieira Jr, Lizandro Nunes, Virginia Jorge | 2000 | 20 min | ES

Trabalhar a literatura no ensino médio costuma ser uma tarefa bem difícil, já que a maioria das obras solicitadas foram escritas em uma época que o adolescente desconhece. O curta 'Macabéia' faz uma releitura da obra de "A hora da Estrela" de Clarice Lispector. Conta a história de Marluce que pensa, age e sente como Macabéia dos anos 80.

- Refletir sobre a literatura.

- Compreender as questões contextuais que envolvem uma obra literária: como tempo e espaço.

1° momento:

Para que essa atividade seja mais produtiva, é importante que os alunos tenham lido o livro "A hora da Estrela" na aula de literatura. Depois da leitura do livro, organize um momento para que os alunos assistam ao curta.

2° momento:

Em uma roda de conversa, discuta com os alunos a relação que eles encontraram entre o curta e o livro e anote as observações dos alunos.

3° momento:

Reúna os alunos em grupos e solicite que eles redijam um roteiro para a produção de um vídeo caseiro, que reproduza uma releitura de alguma obra. Por exemplo: quem seria Dom Casmurro atualmente? Quem seria Brás Cubas no nosso século? Existem Senhoras no século XXI? Quem seria o Pedro Bala nos dias atuais? Para enriquecer a proposta, cada grupo deverá escolher uma obra diferente.

4° momento:

Após a revisão dos roteiros, junto com os alunos, oriente que eles se organizem para produzir o curta. Os grupos devem dividir as tarefas de acordo com as habilidades de cada um pensando em:

-cenário

-figurino

-trilha sonora

-atores

-filmagem

- edição

Depois dos vídeos prontos, organize um "festival de curtas".

Para tratar de outra obra de Clarice Lispector - assista ao curta: Clandestina Felicidade disponível no nosso site.

Caroline Franco

Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas