Rua das Tulipas

Plano de Aula do Filme Rua das Tulipas | Animação | De Alê Camargo | 2007 | 10 min |

Um grande inventor, que traz a felicidade para todos os seus vizinhos, finalmente resolve investir em seu grande sonho: viajar pelo espaço! Por meio dessa temática, pretendemos explorar com os alunos as características do sistema solar, além de mostrar que viajar pelo espaço é um sonho possível!

- Descobrir o conhecimento prévio dos alunos sobre o espaço. - Apresentar - lhes algumas informações e instigar o pensamento investigativo e reflexivo sobre o estudo encaminhado. - Saber a quantidade de planetas do nosso sistema solar. - Conhecer as diferenças das estrelas e das luas (satélites naturais). - Discutir curiosidades e mistérios sobre o universo.

1ª Etapa Assistir ao Curta Rua das Tulipas. 2ª Etapa Realizar uma roda de conversa sobre o curta e sonho do professor Paulino de conhecer o espaço. É possível ou impossível? Questionar: - Se for possível, como chegar lá? (foguetes, ônibus ou outras possibilidades) - Alguém já chegou lá? (astronautas). - O que viram? (planetas, estrelas, o sol, a lua...) - Como são os outros planetas (nomes e tamanhos)? Ficam perto ou longe? - O que é o sol e a lua (estrela e satélite natural)? Quais são as suas diferenças básicas? Ao final desta roda de conversa apresentar fotos e slides de: - Veículos espaciais - Astronautas famosos (Marcos Cesar Pontes , o 1º astronauta brasileiro, e Neil Armstrong, o 1º homem a pisar na lua) - Pôster do sistema solar - Fotos da nossa lua e de outras luas, planetas, estrelas e do nosso sol. Por fim, registrar esta discussão com desenhos feitos pelas crianças em um grande painel.