|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Gêneros do Cotidiano


Plano de Aula do Filme A Distração De Ivan | Ficção | De Cavi Borges, Gustavo Melo | 2009 | 16 min | RJ


Por meio do curta metragem "A distração de Ivan", vamos contrastá-lo a crônica de Ponte Preta "À beira-mar", tendo como resultado final a produção do gênero textual "Crônica".




Objetivos
1) Comparar as linguagens cinematográfica e literária.
2) Identificar aspectos e características dos gêneros em estudo.
3) Caracterizar o narrador da crônica.
4) Produzir crônica comparativa a partir de: A distração de Ivan/ À beira -mar.

Situação Didática
1ª Etapa
Assistam ao curta metragem "A distração de Ivan" e solicite aos alunos comentários sobre a obra, com o intento de caracterizar sua linguagem.

2ª Etapa
Faça a leitura da crônica "À beira-mar" com os alunos, observando suas características /linguagens com recurso essencial do texto em estudo.

3ª Etapa
Apresente o gênero "Crônica" aos alunos, com mais alguns exemplos de textos e suas características principais. Peça para que os alunos analisem as características na crônica lida. Algumas opções de abordagem:
* A crônica narra de forma artística e pessoal fatos do cotidiano, geralmente colhidos no noticiário jornalístico. Que fatos estão enfatizados nesta crônica?
* A crônica geralmente é um texto curto e leve, escrito com objetivo de divertir o leitor e /ou levá-lo a refletir criticamente sobre a vida e o comportamento humano. Como estes dois objetivos estão presentes na crônica escolhida?
* O narrador presente na crônica pode ser do tipo observador ou personagem. Como é o narrador da crônica analisada?
* A crônica emprega, geralmente, a variedade linguística informal, em linguagem curta e direta, próxima do leitor. Analise a linguagem empregada na crônica.

4ª Etapa
Faça uma análise de contraste entre o filme e a crônica, ressaltando suas linguagens.

5ª Etapa
Peça para que os alunos se reúnam em pequenos grupos para a produção de uma crônica. Sugira para eles identificarem episódios do cotidiano dos garotos do curta e/ou do texto "À beira-mar" e escreverem uma crônica baseada nessas histórias. Para finalizar, publiquem as crônicas no blog da sala ou da escola, e, caso não possua, iniciem um.

Avaliação
Verifique se os alunos conseguiram compreender as características do gênero textual Crônica e se conseguiram verificar a intertextualidade proposta.
Veja, também, como foi desenvolvido o trabalho em grupo e individual e a produção da crônica coletiva.

Comentários
Para saber mais:
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2000.
SANDRONI, Laura C. MACHADO, Luiz Raul. A criança e o livro. São Paulo: Ática, 1987.
ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Ática, 1987.
https://sites.google.com/site/ensinandoaescrever/a-cronica-na-sala-de-aula
http://webwritersbrasil.wordpress.com/literatura-na-web/a-arte-da-cronica/cronicas-comentadas/uma-cronica-de-sergio-porto/
http://www.youtube.com/watch?v=T-7DmnjATSs

Palavras-chaves: Gênero Textual Crônica Cotidiano.

Plano de Aula produzido pelo professor Delson da Silva Ladeia com adaptações de Talita Cavalcante de Morais Silva

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Mary Grace