Eu quero ser como meu pai

Plano de Aula do Filme Eu Queria Ser Um Monstro | Animação | De Marão | 2009 | 8 min | RJ

As crianças passam por problemas típicos da infância como medo, notas baixas, resfriados, desavenças com os amigos, falta de vontade de tomar banho e de comer verduras, que as fazem senti-se fora dos "padrões" que elas mesmas acreditam ter necessidade de pertencer. Professores, pedagogos e principalmente a família têm a obrigação moral de ajudá-los a superar e crescer com estas dificuldades que consideram na maioria das vezes, impossíveis de transpor o que as fazem sofrer imensamente e ter vontade ser um monstro para se livrar de tudo isto.

Contribuir para melhor entrosamento entre pais e filhos Ajudar as crianças a superarem medos, baixo rendimento escolar, problemas de relacionamento, frustrações e decepções.

"Eu queria ser um monstro" é um curta eficaz para se trabalhar nas reuniões de pais e mestres. Depois das conversas iniciais propor que todos assistam ao filme e que durante sua exibição reflitam e escrevam os problemas infantis, parecidos com os do protagonistas da história, que seus filhos possuem sem se identificarem. Peça para que anotem com detalhes os medos, frustrações, decepções, algum tipo de agressividade, manias. Terminado o filme e as anotações, pedir para os pais dobrarem os papeis e colocarem em uma caixa, misturá-los e devolvê-los em forma de sorteio. Com os problemas dos filhos dos "outros" nas mãos eles deverão individualmente ou em duplas, dependendo do número de pessoas, pensarem soluções para os mesmos e apresentá-las ao grupo na conclusão do processo. Incentivá-los ao trabalho lembrando-os que pensar o problema dos outros é mais fácil porque não se está envolvido emocionalmente. Ao mesmo tempo em que ouvir sugestões para a resolução de problemas, mesmo que sejam diferentes dos seus, poderá inspirá-los sobre como resolver os de seus filhos sem o constrangimento de expô-los ao grupo. Após as sugestões levantar reflexões sobre a importância dos pais no crescimento e felicidade dos filhos, do cuidado que temos que ter com nosso comportamento que certamente será inspiração para sua formação moral e humana. Distribuir frases como as sugeridas a seguir poderá lembrá-los de seus próprios pais e da importância de sua presença quando ainda eram crianças. "Vem cá, senta aqui na sombra.", "Já te falei para calçar o chinelo!", "Deixa eu esquentar seu refringente.", "Deixa eu esfriar seu leite.", "Não vai sair na friagem, não.", "Não precisa chorar por causa disto.", "Vai acabar inflamado a garganta, menina!", "Sai do sereno!", "Sai de perto do fogo!", "Come tudo pra ficar forte!", "Deixa eu ver o barrigão.", "Eh beleza de fia, sô!", "Tem que ir para escola e estudar para ter segurança, eu não vou poder te ajudar para sempre.", "Pode namorar qualquer um, desde que ele tenha um emprego.", "Você deveria juntar um pouco de dinheiro, filha.", "Não é bom engordar muito, não.", "Não chora não, fia!", "Guenta só mais um pouco, quando acabar os estudos você volta para casa.", "Trouxe umas laranjas e arroz para você.", "O dinheiro da aposentadoria vai ajudar a manter você na faculdade.", "Você tem que aprender a falar mais baixo.", "Eh, menina brava! É igual a mãe dela!", "Eu gosto de todas as filhas, mas igual a esta menina não tem." Para finalizar distribuir canetas e papeis coloridos, cola, tesoura, revistas e outros materiais para que cada um crie uma maneira de homenagear o filho. As produções podem ser expostas na sala de aula para surpreender as crianças no próximo dia de aula.