Manifestações religiosas

Plano de Aula do Filme Mãos De Outubro | Documentário | De Vitor Souza Lima | 2009 | 20 min | PA

O Círio de Nazaré é uma das maiores manifestações religiosas que existem no Brasil e mais emblemática. São aproximadamente dois milhões de romeiros. Além da devoção dos religiosos e romeiros, acontecem manifestações culturais por todas as partes que ajudam a manter a memória da religião.

- Refletir sobre a união entre manifestações religiosas e culturais

- Refletir sobre o respeito as diversas religiões

- Discutir como manifestações religiosas mudam o cotidiano das cidades

- Importância de manter as tradições como essa que transpõem anos e passam a fazer da cultura do país

- Abordar a pluralidade cultural.

Situação didática:

1° momento:

Para introduzir o assunto, apresente imagens de diversas manifestações religiosas pelo mundo que reúne milhares de pessoas em peregrinações, entre elas a do Círio de Nazaré. Pergunte para os alunos se reconhecem alguma das fotos apresentadas.

Relacione todas elas e explique para os alunos do que se trata, estabeleça um contexto.

2° momento:

Exiba o filme para os alunos e apresente as curiosidades abaixo para eles.

- Reúne cerca de dois milhões de romeiros

- Percurso é de 3,6 quilômetros

- O Círio de Belém faz parte, desde 2004, um Patrimônio Cultural de Nazareza Imaterial.

Encontre mais informações aqui

3° momento:

Abra uma roda de conversa com os alunos para discutir os aspectos apresentados no filme, uso as seguintes perguntas para instigar os alunos:

- Existem manifestações desse tipo na nossa região?

- Para vocês o que muda no cotidiano da cidade com esse tipo de manifestação?

- Em que ponto algo pode ser considerado fanatismo?

Explane para os alunos sobre os elementos que compõem a cultura local. Divida a turma em grupos e volte as imagens mostradas inicialmente, cada grupo terá que pesquisar sobre uma dessas religiões considerando aspectos geográficos e culturais.

4º momento:

Realize um pequeno seminário, cujos alunos apresentem a pesquisa realizada, com o objetivo de compartilhar as informações e encontrar pontos em comum entre cada religião. Importante sempre considerar os aspectos geográficos, históricos e políticos.

Jussara Caetano

Formação: Jornalista, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mí­dias Digitais.
Atividades Profissionais: Coordenadora de comunicação do Instituto Paramitas.
Publicações: Em 2013 teve a reportagem Meu corpo, meu filho, meu parto publicada no livro "A quem pertence o corpo da mulher?". De 2004 a 2007 participou do grupo de estudos literários Encontro das Ã?guas na Biblioteca Municipal de Osasco.
Nível: Ensino Superior