Textos dissertativos

Filme Utilizado Bichos Urbanos | Experimental | De João Mors, Karen Barros | 2002 | 20 min | RJ

Data da Experiência:25/10/2007

Disciplina(s): Sociologia

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:elisabete honorio custodio cez

Instituição:ODETE MARIA DE FREITAS
| SP | EMBU
| Estadual
Trabalhar argumentação em textos dissertativos.

Após o filme houve um pequeno debate sobre o mesmo, verificamos as metáforas utilizadas para comparar os humanos aos animais irracionais. Observou-se comparações, muitas vezes pejorativas entre animais e pessoas ( caso das pombas).

Após o debate os alunos construiram redações dissertativas envolvendo o ser e a sociedade que os cerca apartir da a pergunta: Somos o que somos, ou somos aquilo que querem que sejamos? Puderam, assim, construir sua dissertação com uma base mais sociológica e não apenas no imaginário. Foi proveitoso, pois perceberam que podemos dizer coisas usando metáforas e que desta forma pode-se atingir melhor os leitores.