A arte da mímica e a beleza da comunicação gestual

Filme Utilizado A Casa | Animação | De Andrés Lieban | 2004 | 3 min | RJ

Data da Experiência:14/09/2012

Disciplina(s): Artes , Geografia , Língua Portuguesa

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:DANIELE FACUNDO DE PAULA

Instituição:EMEIF JOSÉ MOREIRA LEITÃO
| CE | FORTALEZA
| Municipal
Compreender o audiovisual como uma forma de linguagem, de expressão e comunicação (compreensão textual do vídeo).

Inicialmente, houve a exploração dos conhecimentos prévios dos alunos, a partir do título do vídeo. Em seguida, a exibição do vídeo, a fim de constatar as hipóteses dos alunos. Depois da conversa sobre as aproximações das ideias dos alunos, o filme foi exibido novamente para deleite dos alunos e para terem outra percepção do vídeo. Discutimos mais aprofundadamente sobre a abordagem do filme, e do que se tratava. Discutimos também a mímica e como ela é um tipo de linguagem importante, inclusive a linguagem dos sinais (LIBRAS). Na sequência, exploramos os tipos de moradia que podemos encontrar e discutimos a importância de um lar. Um cartaz foi exposto contendo a letra da música para leitura e compreensão. Destacamos as palavras-chave da letra da música para análise linguística e fonológica. Utilizamos CASA-TETO-CHÃO-REDE-PAREDE-PENICO-ESMERO-BOBO-ZERO, explorando palavras que rimam. Os alunos identificaram a palavra ESMERO como desconhecida para eles e buscamos seu significado no dicionário. Encerramos a sequência de atividades com ditado de palavras-chave do texto da música e uma frase (produção escrita/escrita espontânea).

Os alunos apreciaram bastante as experiências, especialmente o vídeo pelo aspecto visual (mímica) e pelo aspecto musical. Além disso, percebo que as crianças guardaram algo de significativo desta aula, porque até hoje relembram a música, os tipos de casa, as palavras que foram trabalhadas, dentre outras coisas. Não realizei nenhuma outra atividade lúdica porque quis dar este enfoque ao próprio vídeo, pois o considero de grande valor plástico, pela beleza dos desenhos e riqueza gestual. E isto foi plenamente alcançado pelo fato de os alunos terem se encantado e se divertido com o vídeo. Eu poderia apenas ter exibido o vídeo como um momento deleite, mas como os alunos estão em processo de aquisição da leitura e da escrita, utilizei o vídeo a este favor, além de ter apresentado a linguagem audiovisual, como uma fonte de leitura, de comunicação.