O pensamento revolucionário durante a ditadura militar

Filme Utilizado Enquanto a Tristeza não Vem | Documentário | De Marco Fialho | 2003 | 20 min | RJ

Data da Experiência:31/10/2007

Disciplina(s): História

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Faixa etária da turma*: acima de 18 anos

Autor do relato:Luiz Alberto Bruno
Mostrar através do discurso do Sergio Ricardo como os jovens que protestavam contra o regime militar instaurado em 1964 pensavam;
conhecer através das imagens a ação e a reação daqueles que lutavam a favor e contra o regime autoritário;
verificar a importância da música como aglutinador, meio de informação e de denúncia das arbitrariedades do regime militar.

Foi pedido aos alunos que fizessem uma pesquisa sobre a vida artística e política do cantor e compositor Sergio Ricardo; realizou-se aula expositiva sobre os métodos dos militares, durante a ditadura militar, quando e como começou, bem como a contextualização considerando o Brasil e mundo; aula expositiva sobre a importância da música, do teatro e do cinema para denunciar, informar e resistir a ditadura militar; exibição do filme "Enquanto a tristeza não vem", seguido de debate sobre o discurso da época através do depoimento de Sergio Ricardo. Os alunos foram perguntando e debatendo sobre o filme e as práticas ditatoriais.

O resultado foi positivo, pois quase todos os alunos se posicionaram, fazendo suas observações. Durante a avaliação alguns alunos disseram que a aula tinha sido boa devido a participação de todos, a interação com o tema exposto e depois de exibido, ou seja, a seqüência desenvolvida da sala de aula até o auditório onde foi exibido o curta. Pelas minhas observações, aqueles alunos que não participaram ficaram tímidos, não se pronunciando.