O melhor da idade

Filme Utilizado O Xadrez das Cores | Ficção | De Marco Schiavon | 2004 | 22 min | RJ

Data da Experiência:13/11/2007

Disciplina(s): Geografia

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:ALexandra Pascoal Ribeiro

Instituição:EEEFM P HUMBERTO PIACENTE
| ES | VILA VELHA
| Estadual
Sensibilizar a comunidade escolar da importância do idoso em nossa sociedade, valorizando a vida, respeitando as experiências, integrando-o na sociedade civil e principalmente no seio familiar, levando afetividade e
orientando o idoso e a família sobre os seus direitos.

Após a exibição do filme observamos que poderiam ser priorizadas 03 questões: envelhecimento da população brasileira; o menor abandonado o afro descendente. Então, os alunos pesquisaram vários temas relacionados. A pesquisa sobre o assunto foi feita com dados estatísticos, artigos e conteúdo da disciplina. Segundo momento: entrevistar os idosos, captar imagens e depoimentos dentro e fora de instituições como asilos e na própria família. No dia 28 de novembro, as alunas foram à Associação da Velhice em Vitória, onde vários idosos foram entrevistados, fotografados e filmados. Muitos recebem visita regularmente dos seus familiares e outros nunca recebem visitas, sendo totalmente abandonados , recebendo somente o carinho e atenção dos funcionários da instituição. No dia 29 de novembro foram feitas 03 visitas: Ao Sr. Felício Dal Col, 94 anos. Vive com a família. Lúcido, aposentado, brincalhão e disse ser muito bem tratado pela família. Acha que não merece tanto carinho recebido pela mesma. Tem seu próprio quarto adaptado às suas necessidades, com barras de segurança, espaço suficiente e cama com proteção para não cair da mesma à noite. Fica um tempo em Vila Velha, Belo Horizonte e em Ecoporanga, sempre em casa de filhos.Depois fomos visitar o Sr. Nicomedes Mateus Santana, 95 anos. Vive com a família. Lúcido - aposentado - muito culto, embora tenha estudado apenas 11 meses em toda a sua vida. Gosta de ler, caminhar e trabalhar. O mesmo faz várias atividades até hoje, sem nenhuma necessidade financeira. Visitamos também a Srª Arlinda Effgem, 80 anos. Mora sozinha no andar térreo da casa do filho. Está impossibilitada fisicamente de executar atividades doméstica, embora ainda possa realizar sua higiene pessoal sozinha. Gostaria de receber mais visitas dos familiares. Terceiro momento: Setor assistencial com a campanha do quilo, mobilizando toda a Comunidade escolar para a doação destes à Associação da velhice.

Foram realizadas gravações em vídeo e apresentadas aos alunos e aos professores. As jovens alunas ficaram encantadas com o resultado do trabalho. Disseram: "... valeu realmente ter ajudado a estas pessoas, pois elas passaram para nós, jovens, o que realmente acontece com os idosos no mundo. Aprendemos que aí " fora" existem muitas pessoas que precisam de um abraço fraterno, uma palavra amiga e alguém que lhes ajudem sem pensar em receber algo em troca". Ressaltamos a importância da permanência do idoso junto à família, ponto relevante para uma melhor qualidade de vida e oportunidade de vivência única para as alunas envolvidas no trabalho, pois foram além dos objetivos previstos.