A felicidade mora onde vivemos.

Filme Utilizado Clandestina Felicidade | Ficção | De Beto Normal, Marcelo Gomes | 1998 | 15 min | PE

Data da Experiência:27/10/2008

Temas transversais: Diversidade

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:sheila maria viana do amaral

Instituição:ESC MUL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA
| PB | CABEDELO
| Municipal
O presente trabalho teve o objetivo de resgatar a nossa cultura,que está tão esquecida, e tambem levar os alunos a um conhecimento de toda a historia de nossa cidade.

Antes de qualquer coisa levei os alunos a um passeio apenas a nossa praia e vi que os alunos não ligaram muito e não deram importância a tanta beleza que ali viram. Retornando a sala de aula levei os alunos a assistirem ao filme e logo em seguida a uma conversa informal onde mostrei a importância de nossa cultura e de tudo que em nossa cidade estávamos esquecendo . Levei os alunos a conhecer todos os pontos turísticos da nossa cidade ,começando pelo pôr do sol em jacaré, depois a desova das tartarugas em Intermares , Praia do poço, Forte de Santa Catarina, Porto ,Areia Vermelha e o marco zero de nossa cidade. Voltando a sala de aula tivemos uma conversa onde mostrei que as vezes não damos valor as belas coisas que temos em nossa cidade e muitas pessoas saem daqui em busca de uma felicidade que muitas vezes esta aqui ao nosso lado e por não darmos o devido valor vamos para outros lugares e sofremos muito.Pedi para que eles fizessem a maquete de cada um dos pontos turísticos de nossa cidade ,com cartazes e produções de textos, para levarem a uma outra escola e mostrar a importância de nossa cidade, dizendo para outras pessoas que a felicidade mora aqui ao nosso lado ,ou melhor, nós já moramos nela e muitas vezes não damos o devido valor . Falamos também da importância da família em tudo em nossas vidas, que em muitas vezes deixamos até quem nos ama realmente de lado. A culminância desse relato teve um momento muito importante ,foi o momento onde os alunos revelaram os artistas de nossa terra onde foi resgatado escritores ,cantores e desenhistas que se viram bastante valorizados pelos seus escritos e CDs expostos para tanta gente que conseguimos reunir.

Os resultados foram os melhores que já obtive ,pois os alunos, além de entenderem cada lugar de nossa cidade aprenderam a ver a nossa cultura de outra maneira ,ou seja da melhor maneira, pois a mente deles só via que o que prestava era o que estava fora de nossa cidade ou estado.Assim pudemos comer nossas comidas tipicas e saborear como nunca fizemos em nossas vidas! De agora em diante tenho certeza que não só os alunos, mas todas as pessoas que participaram da nossa micro feira de cultura irão dar o verdadeiro valor as coisas de nossa cidade e de nosso estado, descobrindo que A FELICIDADE MORA ONDE VIVEMOS.