Valorizando a vida

Filme Utilizado Hoje tem Felicidade | Ficção | De Lisiane Cohen | 2005 | 14 min | RS

Data da Experiência:05/09/2012

Disciplina(s): Língua Portuguesa

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:Andrea Stapf Ribeiro

Instituição:INTEGRACAO CENTRO EDUCACIONAL
| SP | CARAGUATATUBA
| Particular
- Apresentar o tema de maneira reflexiva; - Criar oportunidades para a construção da cidadania com enfoque na valorização do ser humano na sua formação integral; - Possibilitar um contato com a literatura de Machado de Assis; - Contribuir para que se identifiquem e utilizem os pressupostos filosóficos na prática de suas ações diárias.

- Apresentação da proposta, conversa informal sobre o tema abordado; - Pesquisa sobre o autor do curta e premiações; - Levantamento de informações sobre Machado de Assis, sua contextualização histórica e principais curiosidades; - Registro das descobertas, manuseio do livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas"; - Apresentação do curta "Hoje tem felicidade"; - Debate sobre o tema "Viva a vida"; - Fazendo descobertas, sem utilizar todos os sentidos: . Participação em sala de aula em dia de rotina, com os olhaos vendados; . Pintura em telas sem a utilização dos braços (com a boca. - Pesquisa de músicas que abordam com mensagens positivas e referências históricas; - Apresentação da entrevista de Eliana Zagui no Programa do Jô; - Leitura do livro: Pulmão de Aço, Eliana Zagui, Belaletra; - Histórias de superação; - Reportagens e entrevistas com deficientes físicos; - Apresentação dos trabalhos.

Foi uma incrível experiência, na qual todos pudemos vivenciar o tema "valorizando a vida", conhecer realidades diferentes, histórias reais de pessoas que superaram obstáculos e dificuldades sem desistir de seus objetivos. Todos os alunos puderam realizar atividades e conhecer um pouco as suas possibilidades, limitações e experimentar novas situações, utilizando recursos do próprio corpo e aprimorando os sentidos.