|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Filmes
Filtrar por

Produção de vídeos a partir do audiovisual

Filme Utilizado Hoje tem Felicidade | Ficção | De Lisiane Cohen | 2005 | 14 min | RS



Data da Experiência:13/09/2012

Disciplina(s): História , Sociologia

Nível de ensino da turma*: Formação de Educadores

Faixa etária da turma*: acima de 18 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:14

Autor do relato:Ana Maria Campana

Instituição:CEEJA VILHENA
| RO | VILHENA
| Estadual
Objetivos do uso do filme
 Refletir sobre as possibilidades do uso de vídeos em sala de aula;  Inserir as tecnologias como nova forma de avaliação;  Produzir vídeos com o software OpenShot;  Reconhecer a produção de vídeos como parte integrante dos conteúdos

Sequência de atividades envolvendo o filme
1ª Oficina: 1. Assistir o curta "Hoje tem felicidade"; 2. Conhecer o conto Sapato apertado, de Machado de Assis http://pt.wikisource.org/wiki/Mem%C3%B3rias_P%C3%B3stumas_de_Br%C3% A1s_Cub as/XXXVI 3. Discutir sobre o que é felicidade, como conquistá-la e sobre a acomodação e a aceitação de uma vida medíocre e infeliz. 4. Conhecer como fazer uma pauta de vídeo: (slides). 5. Crias o Script: fotografar, filmar, escolher música, etc., relacionado a algo que lhe trás felicidade. ........................................ 2ª Oficina 1. Montagem vídeo: -Conhecer o software OpenShot. - Montar o vídeo com o material colhido.

Comente os resultados da experiência
Temos certeza de que plantamos algumas sementes de incentivo para que o professor trabalhe com edições de vídeos em sala. Ao uso de vídeo em sala, foram levantadas várias possibilidades de planejamentos. No entanto, não basta que oficinas dessa natureza sejam realizadas sem continuidade com planejamentos e execução em sala de aula. É preciso que tomemos consciência da importância de promovermos momentos e movimentos de participação e discussão, em todos os níveis ou séries, quanto ao uso dessas TIC de forma didática. Todos os professores são capazes, basta planejar e querer aplicar com os alunos. Mesmo professores que não tem habilidade com o computador participaram da atividade, com o auxílio do coordenador do LIE. Com essa oficina, percebe-se que basta planejar e fazer acontecer.