1º MOMENTO:
1.Sensibilização.
Apresentar palavras e expressões pertencentes ao grupo semântico de
alguns grupos sociais e regiões. Solicitar que, usando diferentes
falares, encontrem argumentos para persuadir um colega a comprar:
Um computador sem CPU, um bilhete de loteria já vencido e não
premiado.
2.Questões para reflexão sobre variações linguísticas, preconceito
linguístico...
2º MOMENTO:
1.Leitura e análise do texto Declaração Mineira de Amor aos Amigos
2.Leitura do filme " Negócio Fechado".
Falar um pouco sobre o filme;
Estimular para que os alunos imaginem o que pode ter acontecido no
final da história. As diferentes hipóteses serão anotadas na lousa.
Estabelecer como foco da discussão futura a forma de falar dos
personagens.
Assistir ao filme, observando os seguintes aspectos:
O gênero textual explorado pelo autor.
Estado brasileiro onde a história se passa.
Análise da fala dos personagens. (É parecida com a nossa?O que há
de diferente? Escrevemos como falamos? Por quê?
Fazer as seguintes anotações a partir da leitura do filme:
Frases que caracterizem a língua formal;
Frases que apresentam variações dialetais.
3.Discussão do filme.
Eixo central da discussão:reconhecimento das variedades
linguísticas, respeitando a diversidade.
Aspectos a serem discutidos:
1. O conteúdo do filme (as impressões e opiniões).
2. O cenário.
3. Perfil dos personagens nome,idade aproximada,grau de
escolaridade, classe social.
4.Linguagem utilizada.
5 Elementos que mais chamaram atenção nas cenas. Justificar com
exemplos.
6.Qual seria o final desta história no contexto econômico e social
atual?
Redigir um parágrafo argumentativo a partir do questionamento
abaixo:
"Quanto a atitude do fazendeiro: estava correto em não vender o
gado, ainda que por um preço maior, apenas por se sentir
desrespeitado em sua maneira de fazer negócio? "
3º MOMENTO:
1.Apresentação do conteúdo Variações Linguísticas
4º MOMENTO
Avaliação diagnóstica e processual;auto-avaliação