Minha Língua é minha Pátria

Instituição:EE - CENTRO EDUCACIONAL TEODORO SAMPAIO
| BA | SANTO AMARO
| Estadual
- Diferenciar linguagem oral de linguagem escrita. - Desmistificar a questão do uso da língua. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Refletir sobre as variações da língua. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos - Perceber diferenças na fala de pessoas de outras regiões. - Rever e aprofundar os conhecimentos sobre a variação linguística - Refletir a questão da convenção da escrita em relação à linguagem falada.

1º MOMENTO: 1.Sensibilização. Apresentar palavras e expressões pertencentes ao grupo semântico de alguns grupos sociais e regiões. Solicitar que, usando diferentes falares, encontrem argumentos para persuadir um colega a comprar: Um computador sem CPU, um bilhete de loteria já vencido e não premiado. 2.Questões para reflexão sobre variações linguísticas, preconceito linguístico... 2º MOMENTO: 1.Leitura e análise do texto Declaração Mineira de Amor aos Amigos 2.Leitura do filme " Negócio Fechado". Falar um pouco sobre o filme; Estimular para que os alunos imaginem o que pode ter acontecido no final da história. As diferentes hipóteses serão anotadas na lousa. Estabelecer como foco da discussão futura a forma de falar dos personagens. Assistir ao filme, observando os seguintes aspectos: O gênero textual explorado pelo autor. Estado brasileiro onde a história se passa. Análise da fala dos personagens. (É parecida com a nossa?O que há de diferente? Escrevemos como falamos? Por quê? Fazer as seguintes anotações a partir da leitura do filme: Frases que caracterizem a língua formal; Frases que apresentam variações dialetais. 3.Discussão do filme. Eixo central da discussão:reconhecimento das variedades linguísticas, respeitando a diversidade. Aspectos a serem discutidos: 1. O conteúdo do filme (as impressões e opiniões). 2. O cenário. 3. Perfil dos personagens nome,idade aproximada,grau de escolaridade, classe social. 4.Linguagem utilizada. 5 Elementos que mais chamaram atenção nas cenas. Justificar com exemplos. 6.Qual seria o final desta história no contexto econômico e social atual? Redigir um parágrafo argumentativo a partir do questionamento abaixo: "Quanto a atitude do fazendeiro: estava correto em não vender o gado, ainda que por um preço maior, apenas por se sentir desrespeitado em sua maneira de fazer negócio? " 3º MOMENTO: 1.Apresentação do conteúdo Variações Linguísticas 4º MOMENTO Avaliação diagnóstica e processual;auto-avaliação

O filme Negócio Fechado foi utilizado como recurso introdutor do tema a ser explorado - Variações linguísticas - , a fim de despertar os alunos para o assunto em questão. Foram incluídas múltiplas linguagens; o estudo de textos e a aula expositiva que transcorreram após apresentação do vídeo, serviram para referendar os pontos importantes apresentados no filme, aprofundar o assunto e introduzir ideias que tenham passado despercebidas. O trabalho foi extremamente gratificante; o filme é leve e divertido; com apresentação de tipos interessantes que retratam uma cultura única do interior, trazendo para a sala de aula uma atmosfera diferenciada das aulas comuns, promovendo os resultados alcançados que superaram as expectativas. A associação do uso do filme aos conteúdos teóricos e leitura de textos sobre o tema contribuiu para motivar e fixar o aprendizado, reforçar a capacidade de argumentação, facilitar a compreensão do tema, abrir espaço para debates e discussões. Alguns fatores responsáveis pelo sucesso do trabalho foram: o planejamento detalhado da atividade, direcionando a classe para questionamentos pertinentes; o uso da linguagem cinematográfica cheia de símbolos e significados a serem desvendados pelo espectador, misturando envolvimento, enredo, movimento, desafio e suspense, provocando, desse modo, ampla capacidade de comunicação, promoção da curiosidade, reflexão e do imenso potencial de aproveitamento no processo educativo. Percebeu-se um maior interesse por parte do aluno, na apreensão dos conteúdos específicos; a sua participação durante os debates foi constante, servindo como fontes de experiências emocionais e cognitivas, que permitiram ampliar a visão de mundo e aperfeiçoar as competências, habilidades e atitudes. Enfim, pudemos constatar que o trabalho com filmes constitui uma ferramenta valiosíssima para o processo educacional. Foi muito bom!