|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Filmes
Filtrar por

Curta no Jornal

Filme Utilizado Negócio Fechado | Ficção | De Rodrigo Costa | 2001 | 15 min |



Data da Experiência:17/10/2007

Disciplina(s): Artes , Língua Portuguesa

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Faixa etária da turma*: de 14 a 18 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:30

Autor do relato:Lucileide B. de Melo Mariano

Instituição:ESCOLA MAXIMA VIEIRA DE MELO
| PE | SAO JOSE DO EGITO
| Estadual
Objetivos do uso do filme
Respeitar as variedades lingüísticas. Diferenciar a linguagem formal da informal.Trabalhar com jornal, partindo da idéia que cada seção é preenchida por gêneros textuais específicos, produzidos em situações de comunicação próprias. Conhecer a notícia, os classificados e entretenimento como gênero e produzi-los. Perceber a necessidade de padronização da língua na escrita, diferenciando-a da expressão oral.

Sequência de atividades envolvendo o filme
Inferência a partir do título: o que sugere o título "Negócio Fechado". De que forma o negócio será fechado? Exibição do filme. Análise e transcrição de um diálogo do filme. Distribuição do texto do filme para leitura. Divisão das equipes para o trabalho em grupo. Distribuição de jornais, ficando cada equipe com uma seção diferente.

Comente os resultados da experiência
Ao questionar o que sugere o título do filme os alunos logo responderam que algum negócio de compra e venda seria fechado e ao insistir em como esse negócio seria fechado, não foi surpresa para mim, diante do mercado competitivo de trabalho e do nosso conturbado meio social, ouvir que o "negócio seria fechado de forma vantajosa para o negociante". Foi com prazer que vi rostos surpresos ao presenciarem o desfecho do filme! Distribui o texto do filme para leitura e pedi que escolhessem e analisassem um diálogo do filme para transcrição de acordo com a forma de falar do aluno. A turma foi dividida em equipes e foi distribuída uma seção diferente do jornal para cada equipe (notícia, classificados e entretenimento), provocando cada grupo com questões que direcionavam a leitura: Para que lemos aquela seção? Qual a finalidade? Depois de um tempo propus que os grupos comentassem suas conclusões. Feita a socialização, os alunos fizeram a produção dos seus textos de acordo com as características do gênero que haviam trabalhado, tendo o texto do filme em mão responderam perguntas previamente selecionadas para uma produção induzida: Notícia: quem, fez o quê, quando, onde, como e por quê; Classificados: quem vende, o quê, quanto e contato; Entretenimento (indicações do filme): nome do filme e dados gerais e breve resumo. Após a escrita dos textos os grupos apresentaram e avaliaram as produções, observando se a estrutura (modo composicional) estava adequada.