Diversidade cultural

Filme Utilizado Maré Capoeira | Ficção | De Paola Barreto Leblanc | 2005 | 14 min | RJ

Data da Experiência:26/08/2008

Disciplina(s): Língua Portuguesa , Música

Temas transversais: Cultura de Massa , Diversidade

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:ana paula callado teixeira

Instituição:C.E. EDMUNDO BITTENCOURT
| RJ | TERESOPOLIS
| Estadual
Mostrar que as manifestações de dança ou jogo, no caso a capoeira, incentivam as crianças a prática de esportes saudáveis; fazer a identificação da mistura de raças já que não é só o negro que faz capoeira; conversar
sobre preconceitos, utilizando a língua portuguesa e falando da música para o desenvolvimento da intelectualidade.

Fomos para a sala de vídeo, mas não comentei nada sobre o filme, deixei que primeiramente eles tirassem as suas conclusões. Após a exibição, perguntei o que cada um sabia sobre capoeira, se já haviam jogado ou se conheciam alguém que fazia. Fomos para a sala e pedi que resumissem o curta e dessem a opinião deles a respeito da capoeira. Nossa escola tem uma modalidade na educação física dedicada à capoeira.

Ao final da exibição, foi interessante observar que alguns alunos fingiam jogar capoeira, imitando o Maré Capoeira. Eles também falaram sobre suas experiências, já em nossa cidade existem vários grupos de capoeira. Observaram também que a roupa deles permanece branca, a não ser caiam no chão, o que é imperdoável na capoeira. Pedi que desenhassem o único instrumento musical usado no jogo. Ficou combinado que alguém trouxesse o instrumento, caso tivesse em casa. Assim esperamos que, mais uma vez, a cultura que originariamente era negra faça parte da consciência de todos.