Ilha das Flores

Filme Utilizado Ilha das Flores | Documentário, Experimental | De Jorge Furtado | 1989 | 13 min | RS

Data da Experiência:15/10/2012

Disciplina(s): Biologia , Ciências Sociais

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:Juliana do carmo rodrigues
Objetivo geral: Fazer os alunos perceberem que fazem parte do ambiente em que vivem e que suas atitudes influenciam o meio ambiente. Levar os alunos a repensar suas atitudes, tornado-se mais conscientes da relação entre os seres vivos. Objetivos específicos: Desempenhar atividade lúdica teatral para melhor compreensão das temáticas abordadas (meio ambiente, saúde e sociedade), desenvolvendo criticidade e conscientização acerca destes.

1º Momento: Exibiu-se o documentário "Ilha das Flores". 2º Momento: Discutiu-se sobre o documentário dando ênfase nas chamadas para os conteúdos a serem ministrados. 3º Momento: Pesquisou-se documental sobre como funcionam os aterros da cidade onde vivem e se havia pessoas morando em áreas próximas e as condições em que vivem. 4º Momento: Os alunos compartilharam as pesquisas realizadas e construiu-se o roteiro da peça de teatro. 5º Momento: Ensaiou-se a peça com orientação do docente. 6º Momento: Apresentou-se a peça Teatral. 7º Momento: Material utilizado nas atividades: Quadro branco, DVD, caixa de som e microfone.

Avaliação: Observou-se que houve envolvimento e participação de todos os alunos nas discussões e tarefas solicitadas durante as aulas. Durante todo o trabalho, questionou-se cada educando, individualmente e nos grupos, para perceber o seu envolvimento na aprendizagem. Observou-se os questionamentos feitos em sala de aula por cada um e a maneira como cada um buscou sanar suas dúvidas. Percebeu-se também uma mudança de comportamento dos alunos em cima dos temas trabalhados, da participação na peça teatral e do texto que elaboraram. XIX. Bibliografia: sites: http://portaldoprofessor.mec.gov.br Curta na Escola - http://www.curtanaescola.org.br Ampliação da visão de mundo, critica e criativa dos educando, desenvolvimento dos aspectos lúdicos.