|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

A infancia nao existe

Filme Utilizado A Invenção da Infância | Documentário | De Liliana Sulzbach | 2000 | 26 min | RS



Data da Experiência:22/09/2008

Disciplina(s): História , Sociologia

Temas transversais: Pedagogia

Nível de ensino da turma*: Formação de Educadores

Faixa etária da turma*: acima de 18 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:48

Autor do relato:Sandra Tonidandel

Instituição:SANTA LUCIA, ESC MUL-ED INF E ENS FUND
| PR | SANTA LUCIA
| Municipal
Objetivos do uso do filme
Ilustrar as diferentes percepções de infância ao longo da história da humanidade e frisar sob uma perspectiva sócio-histórica o constructo moderno de infância, para então, trazer a discussão como as diferenças socioeconômicas determinam a infância; de diferentes formas, de
acordo com sua
condição social e material.
Apontar, como a cultura audiovisual, influencia no comportamento infantil, igualando novamente criança e adultos, como no perído Medieval e Idade Média.
Colocar-se na difícil tarefa de reconhecer o que é peculiar da criança; sua especificidade e acima de tudo entendê-la como cidadã, sujeito crítico que produz cultura, para assim, compreendê-la e contruir prática pedagógica adequadas, favorecendo seu desenvolvimento cognitivo.

Sequência de atividades envolvendo o filme
Exposição oral em forma de seminário da trajetória histórica da construção do conceito de infância; Argumentação da inexistencia de infância, fundamentada por Michel Foucault; Exibição do filme "A invenção da infância", de Liliana Sulzabch, do Curta na Escola; Confronto teórico com o filme e questionamentos sobre a condição social das crianças, do conceito de infancia consolidado com a modernidade e sua aplicabilidade na prática.

Comente os resultados da experiência
A experiênica resultou em um grande e rico debate, sobre a situção atual da criança, e o percurso da construção do conceito de infancia. O filme, oportunizou ilustrar de forma muito clara e objetiva esse caminho percorrido pela infancia ao longo do tempo e do espaço e em diferentes sociedades, emocionando os expectadores, conduzindo-os a um olhar a seu contexto social, até então, nunca observado de forma tão clara.