Animação Dinâmica

Temas transversais: Cidadania , Educação Ambiental , Tecnologias

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:Rose Marie A. de Medeiros
1) Desenvolver a criatividade, criando e manipulando quadros sequenciais; 2) Contextualizar os quadros; 3) Manipular as ferramentas do Editor Gráfico CorelDraw 4) Manipular as ferramentas de manipulação de imagem do PhotoPaint; 5) Criar um filme no Windows Movie Maker; 6) Sociabilizar o filme apresentando-o para a turma.

No primeiro momento, foi apresentado o filme Animando, de Marcos Magalhões, com o objetivo despertar nos alunos o interesse em criar uma sequência lógica, na qual apresentassem uma mensagem construtiva ou educativa para a turma. Os temas das criações foram de múltiplas escolhas, desde que abordassem cidadania e sustentabilidade. Além disso, foi proposto aos alunos que desenvolvessem um pré-projeto no editor de texto Word, a fim de estimular a escrita e a Língua Portuguesa. Em seguida, após o debate e os esclarecimentos das ideias, foi apresentado os softwares CorelDraw e PhotoPaint e suas principais ferramentas. A Internet teve um papel fundamental nesse projeto, pois a partir das ideias dos alunos, iniciaram-se as pesquisas de imagens que poderiam compor a ideia de cada grupo e que, consequentemente, seriam manipuladas nos softwares gráficos. Após manipulação e criação de quadros sequencias, desenvolveram o filme no Movie Maker, com uma música que se adequasse a animação e, finalmente, apresentaram à turma.

A experiência foi bastante satisfatória, pois as turmas - foram duas, 7º ano A e B - demonstraram bastante interesse e se envolveram com a proposta da criação de uma animação. Entretanto, uma das sétimas, talvez por achar desinteressante o Corel e o Photo Paint, solicitou algumas alterações. Portanto, a segunda turma, criou uma animação no Movie Maker, fundamentando-a em pesquisa científica, organizando-a da seguinte forma: tópico, indagação e exposição de motivos. Para tanto, organizou o conteúdo da seguinte forma: criou e organizou as pastas de armazenamento de acordo com o conteúdo arquivado; Criou dois arquivos de textos, nos quais constaram a pesquisa e as fontes pesquisadas, devidamente datadas. Em seguida, desenvolveu uma mídia, na qual levantaram o ponto principal das pesquisas, de forma lúdica e criativa. Enfim, o curta estimulou várias formas de conhecimentos.