DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Filme Utilizado Vidas no Lixo | Documentário | De Alexandre Stockler | 2008 | 15 min | SP

Data da Experiência:21/10/2010

Disciplina(s): Língua Portuguesa

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:EUNICE ALVES S REIS

Instituição:COLEGIO ESTADUAL LEONIDAS DE ARAUJO SILVA
| BA | TABOCAS DO BREJO VELHO
| Estadual
Dicutir formas preventivas, com base no ECA, para sanar problemas relacionados com o descaso que estamos vivendo na nossa sociedade, com relação a criança e ao adolescente. Estudar o estatuto da criança e do adolescente (ECA). Conhecer os direitos garantidos por lei, através do ECA. Relatar fatos, semelhantes, do contexto social do aluno.

O filme Vidas no Lixo retrata a realidade de muitas crianças brasileiras. Toda criança tem o direito de viver dignamente quanto ter acesso a educação, a moradia, a comida, mais também ao planejamento familiar com orientação sexual através de assistente social na comunidade onde vive e também através do filme pode ser trabalhado formas preventivas para não acontecer descasos como este em nossa sociedade. Antes de passar o filme para a turma, fiz um debate em sala de aula, sobre o estatuto da criança e do adolescente, fiz um círculo ( na sala) e pedir para que fosse lendo o ECA e comentando sobre o mesmo, fazendo um paralelo do ECA com o código do menor, que estava em vigor antes dos anos 80. Na outra aula passei o curta: Vidas no Lixo,logo após fizemos um debate. Depois, expliquei, que todos escrevessem uma texto sobre o tema "Os direitos da criança e do adolescente", após escreverem o texto pedir que formassem grupos com 5 alunos e escolhessem entre os cincos textos produzidos o melhor texto. Observando coerência, coesão, pontuação, ortografia e se não fugiu do tema.

O momento interessante foi através do debate, onde todos participaram e opinaram sobre o filme e o ECA. Alguns alunos comentaram sobre a situação dos personagens dos filmes (viver comendo resto de comidas do lixo), outros sobre o rapaz maior de idade que engravidou a colega, etc. Foi muito bom trabalhar com curta na escola, principalmente sobre este tema: o direito da criança e do adolescente