Comunicação e cidadania na poesia de Patativa

Filme Utilizado Patativa | Animação, Documentário | De Ítalo Maia | 2001 | 10 min | CE

Data da Experiência:25/06/2012

Disciplina(s): Língua Portuguesa

Temas transversais: Cidadania

Nível de ensino da turma*: Educação de Jovens e Adultos

Faixa etária da turma*: acima de 18 anos

Autor do relato:Maria Mônica de Freitas

Instituição:E E PROFA ALVANI DE FREITAS DIAS
| RN | APODI
| Estadual
Objetivo geral: * Analisar, juntamente com os alunos, como Patativa do Assaré, mesmo sendo sertanejo e sem uma formação acadêmica de nível elevado, a partir de sua poesia, conseguiu transmitir o seu legado de cidadania. Objetivos Específicos: * Conhecer Patativa do Assaré enquanto poeta e agricultor sertanejo; * Verificar o uso da Língua Portuguesa (dialeto sertanejo) nos poemas de Patativa; * Analisar a abordagem temática do poema, ressaltando como Patativa comunica ao mundo a sua cidadania, seu senso crítico e sua visão política.

O trabalho com o Curta "Patativa" numa turma de 4º Nível do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos foi desenvolvido a partir da seguinte sequência didática:-Exibição do filme para os alunos: todos foram sentados em semicírculo no espaço da sala para assistir ao vídeo direto da internet, por meio de uso de um Projetor de Imagens(Datashow);-Depois da primeira exibição, alguns alunos declararam não ter entendido. O filme foi exibido novamente e, em seguida, fez-se uma análise oral. Os alunos foram instigados a conversar sobre o curta a partir de perguntas sobre o personagem do vídeo; -Depois de diversos questionamentos trabalhando o conhecimento prévio dos alunos acerca do poeta, foi distribuída para cada aluno (a) uma cópia do poema "Seu Doutô me conhece?", de autoria de Patativa do Assaré; -Depois, foi feita a leitura compartilhada do texto; -Após a leitura, mais um debate sobre tema, o sentido, a situação comunicativa, o gênero e os tipos textuais apresentados, tanto com referência ao filme quanto ao poema, por meio de uma análise oral. As dúvidas acerca da vida do poeta foram tiradas a partir da leitura de uma breve biografia. Tal texto está impresso no livro didático dos alunos. Para finalizar a aula, foi desenvolvida uma atividade escrita, momento em que os alunos refletiram com respostas sobre a forma que Patativa estabeleceu uma comunicação com o mundo através de sua poesia, expressando seu senso crítico e sua cidadania. As questões respondidas foram: 1) O filme e o texto do poema comprovam que Patativa do Assaré era um homem do campo? Justifique com elementos do filme e do texto; 2) Que palavras usadas pelo autor fazem parte do linguajar sertanejo?; 3) O uso dessas palavras para comunicar suas ideias prejudica a visão política e a crítica social de Patativa? Por quê?; 4) Estabeleça as diferenças entre a variação usada pelo poeta e aquela que se aproxima da norma padrão, como no modelo: Muié = Mulher Tal atividade serviu como avaliação da aula.

A exibição do Curta "Patativa" não somente proporcionou um momento de ensino e de aprendizagem, mas a oportunidade de análise de um conhecimento literário desconhecido do aluno. Isto porque todos que estavam presentes e que viram a exibição do filme declararam que, até então, não o reconheciam como poeta brasileiro, muito menos sabiam do valor literário e linguístico de sua obra. Depois da exibição do filme, à medida que as perguntas eram lançadas para explorar o conhecimento dos alunos, percebeu-se que Patativa do Assaré era alguém desconhecido. O filme serviu para que eles vissem o trabalho do poeta em duas dimensões: o homem agricultor e o homem poeta. Comentários acerca da importância de sua obra para o Nordeste foi um dos aspectos abordados na conversa. Os alunos, em sua maioria, perceberam o amor de Patativa pelo sertão, a partir da criatividade de comunicar as ideias de um sertanejo ao mundo sem precisar esconder a linguagem que é usada na região, em especial pelo homem do campo. Muitas de suas composições poéticas revelam este amor pela cultura linguística daqui. Além disso, as discussões culminaram com a ideia de que, mesmo sendo uma comunicação poética que se utiliza do linguajar sertanejo, a pureza cultural a transforma num acervo valioso ao mundo. É por meio da poesia de Patativa que a variação nordestina mais aparece, e o que se acredita é que, desta forma, o poeta conseguiu distribuir ao mundo a sua visão crítica sobre a política, a sociedade, a vida na região nordestina e o "descuido" que, muitas vezes, persiste na atitude de quem governa, de quem detém o poder e o conhecimento acadêmico. A leitura do Poema "Seu Dotô me conhece?" foi o que mais despertou nos alunos a atitude de reflexão sobre a importância da cidadania no indivíduo, pois perceberam que, mesmo em situação de exclusão, há como denunciar e usar meios de disseminar ao mundo as atitudes de cidadania que podem levar à reflexão social.