A Diversidade Cultural e Linguística

Filme Utilizado Patativa | Animação, Documentário | De Ítalo Maia | 2001 | 10 min | CE

Data da Experiência:20/08/2012

Disciplina(s): História

Temas transversais: Pluralidade Cultural

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:ANDRE NASCIMENTO

Instituição:ESC STO AGOSTINHO
| MG | TEOFILO OTONI
| Particular
O objetivo do trabalho foi mostrar a pluralidade cultural e linguística existentes no nosso país. Fazer com que os alunos tenham a noção de que existem muitas variantes para a nossa língua, principalmente a falada. Também foi objetivo mostrar que existe uma língua padrão que deve ser seguida para escrevermos textos científicos e dissertações, mas que, ainda assim, as variantes da língua falada são usadas para outros fins e que não atrapalhariam a compreensão. Com base nesses objetivos, foi traçado um plano de apresentação do trabalho em sala de aula.

A partir do DVD Coleção Curta na Escola Vol.3 - Literatura Brasileira na sala de aula, selecionei o filme do Patavativa do Assaré para passar para alunos do 6º. e 7º. Anos. Com uma bela história, pude enfatizar as variedades culturais e linguísticas de nosso país e as várias formas de se expressar. Depois de passar o curta, apresentei aos aluno outros textos do autor e um resumo de sua biografia. Propus aos alunos uma discussão na sala de aula sobre o assunto dessa diversidade cultural e linguística, pedindo a eles que trouxessem outros exemplos dessas diversidades. Eles citaram outros artistas, principalmente da música, como Luiz Gonzaga, entre outros. Fizemos um paralelo entre os textos e pudemos verificar o coloquialismo e um modo peculiar da fala em regiões do nordeste brasileiro.

Conseguimos alcançar êxito com o trabalho, pois pude perceber nos alunos uma maior compreensão deles sobre as variedades da língua e da cultura em geral do nosso país. A percepção de que o trabalho foi satisfatório se deu pelo que vi dos alunos ao trazerem para a sala de aula material diversificado sobre os modos de falar de determinadas regiões. A empolgação nos olhares deles também foi muito boa de se ver. Pediram bis.