Previamente, a turma havia construído a caracterização das regiões
brasileiras, segundo o IBGE.
1º Desafiei-os para que identificassem a região geográfica
retratada no curta "Patativa", antes de assistirem ao curta-
metragem.
2º Promovemos um debate acerca das marcas cenográficas que ajudaram
na identificação da região; discutir as técnicas de animação
utilizadas e como o roteiro retratava a vida do sertanejo e poeta.
3º Assistimos novamente ao curta, com olhar mais apurado pelos
questionamentos feitos.
4º Fizemos a leitura em grupos do roteiro do curta. Os alunos
identificaram as rimas utilizadas. Relacionaram a obra do poeta ao
gênero Poesia Popular.
5º Fizeram a leitura e interpretação da letra da música "Vaca
Estrela e Boi Fubá", mencionada no curta. Identificaram o emprego
de linguagem popular e fizeram a transposição de uma estrofe para
linguagem padrão.
Como desdobramento pretendo escrever livrinhos de cordel com a
biografia dos alunos, após caracterizar esses dois gêneros
textuais.