|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Séries
Busca por séries
Estas são as 13 series de programas do gênero documentario

Musica de rua pelo Brasil afora | 38 Episódios | Duração média dos eps. 2 min.

O VideoMaker Roberto Berliner viajou pelo Brasil buscando e filmando artistas de rua que fazem música. Esta série é a originada na primeira viagem, e realizada em co-producão com a TVE.

5 Episódios | Duração média dos eps. 13 min.

Criado em 1987, Vídeo nas Aldeias (VNA) é um projeto precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil. O objetivo do projeto foi, desde o início, apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais, por meio de recursos audiovisuais e de um produção compartilhada com os povos indígenas com os quais o VNA trabalha.

2 Episódios | Duração média dos eps. 24 min.

História das artes visuais brasileiras, através de importantes coleções particulares. O projeto é uma série para TV que reúne depoimentos de colecionadores, curadores, artistas, críticos, historiadores e psicanalistas, e é, antes de tudo, uma homenagem que se faz ao artista brasileira.

1 Episódio | Duração média dos eps. 24 min.

O Impressionismo é provavelmente um dos estilos de arte mais conhecidos nos dias de hoje. Esta série analisa oito dos grandes artistas desse movimento: Manet, Monet, Cezanne, Van Gogh, Matisse, Renoir, Degas e Toulouse Lautrec. Cada episódio mostra vários aspectos da vida de cada um deles, como o trabalho, as relações pessoais e o estilo próprio dentro do movimento.

1 Episódio | Duração média dos eps. 15 min.

1 Episódio | Duração média dos eps. 52 min.

2 Episódios | Duração média dos eps. 52 min.

Esta é a história de um mundo cujos territórios e fronteiras foram construídos pelo tráfico de escravos. Um mundo onde a violência, a subjugação e o lucro impunham os caminhos. A história da escravidão não começou nos campos de algodão. É uma tragédia muito mais antiga que vem acontecendo desde os primórdios da humanidade. A partir do século VII, e por mais de 1.200 anos, a África foi o epicentro de um gigantesco trânsito de seres humanos atravessando todo o globo. Mais de 20 milhões de africanos foram deportados, vendidos e escravizados. Esse fato levanta uma questão fundamental: como e por que a África virou o coração das rotas da escravidão?

5 Episódios | Duração média dos eps. 26 min.

Guerras do Brasil.Doc apresenta em uma série documental de 5 episódios de 26 minutos, os fatos e as diferentes verões dos principais conflitos armados da história do país. A narrativa será costurada pelos depoimentos dos principais conhecedores dos fatos. Clips de imagens com trilha utilizando imagens de arquivo e ilustrações darão um ritmo ágil aos programas, permitindo ao espectador visualizar os acontecimentos e compreender a história do país a partir do seu cerne: o conflito.

3 Episódios | Duração média dos eps. 26 min.

A série de documentários "Grandes Mitos Gregos" busca recontar essas antigas histórias através de animações e ilustrações escolhidas da história da arte. Esta mistura dinâmica - uma ponte entre a modernidade e a história, narrativas ancestrais e a contemporânea arte dramática - é uma nova forma de descobrir ou redescobrir parte de nossa herança universal.

2 Episódios | Duração média dos eps. 52 min.

A série é um trabalho de recuperação historiográfica do papel que desempenhou o Quilombo dos Palmares durante o período colonial brasileiro. Instalado na Serra da Barriga, entre Alagoas e Pernambuco, o quilombo foi, entre aqueles que surgiram no início do século XVI, o mais combatido (cerca de 45 expedições punitivas para desalojá-lo). Também aquele que mais durou, cerca de 100 anos, tornando-se grave questão de estado para o império português. Palmares tem importância simbólica para a comunidade afrobrasileira, que o tem como referência permanente de sua luta contra o racismo e a desigualdade social.

Páginas: 1 2