1° momento: 
Antes de assistir com os alunos ao curta "A menina do Algodão ", em uma roda de conversa, questione os alunos se eles acreditam em coisas sobrenaturais e em lendas urbanas, faça um levantamento das lendas urbanas que os alunos conhecem e anote para utilizar posteriormente. Explique que o filme que eles vão assistir é mais uma lenda contada de geração em geração para assombrar as crianças. 
2° momento: 
Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões? (essas são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade) 
- Do que se trata o curta? 
- O que mais chamou a atenção na história do filme? 
- Vocês já conheciam a história do curta, ela foi contada igual ou sofreu modificações? 
 -Vocês acreditam que essa história é real ou apenas uma lenda urbana? 
Explique que lendas são geralmente histórias transmitidas oralmente pelas pessoas para contar acontecimentos que misturam fatos reais e fantasiosos e que são modificadas pela imaginação das pessoas a cada vez que é contada. 
3° momento: 
Divida os alunos em pequenos grupos e solicite que façam uma pesquisa na internet levantando as diferenças existentes entre lenda e lenda urbana e peça para que eles classifiquem as lendas que foram citadas no início da aula. 
4° momento: 
Cada grupo deverá escolher uma lenda para recontar, ou pode optar por criar uma. Oriente  os alunos como montar um roteiro em todas as suas etapas.
O grupo deverá se dividir pensando nas seguintes tarefas: 
- responsável pelo roteiro
- responsável pela filmagem
- responsável pela edição de vídeo
- responsável pela criação de cenário e personagens
- responsável pelo áudio 
Depois dos filmes prontos, organize um dia para exibi-los para toda a comunidade escolar.