< b> Etapa 1: (30 minutos)  
 
 
 A proposta a seguir baseia-se na conscientização de jovens que estão no Ensino Fundamental II sobre a estrutura (prós e contras) do consumo material. O professor poderá antes de começar com os materiais de apoio, questionar os alunos sobre qual é a opinião deles quando se deparam com o verbo "Consumir". 
 
 
 Após o levantamento das impressões dos alunos, a sugestão é distribuir cópias do texto  "O império do consumo"  de Eduardo Galeano e assim abrir para uma leitura conjunta com a turma, fazendo uma comparação sobre a visão deles em relação ao assunto depois de terem conhecido o texto. (É importante que o professor se baseie em um dicionário e pesquise as palavras diferentes que aparecem no texto, para que ele seja bem compreendido, essa é uma forma de aumentar o repertório de palavras dos alunos). 
 
 < b> Etapa 2: (30 minutos)  
 
  Em outro encontro, o professor dividirá a turma em duplas ou trios, para que eles criem uma tirinha com o objetivo de sintetizar o que aprenderam durante o debate, estudo do texto e exibição do filme. A tirinha deve conter um texto curto e ilustrações. Esse trabalho também poderá ser considerado como avaliação da atividade e o professor poderá solicitar que essa tirinha seja feita com o objetivo de divulgar o projeto realizado pela turma nas redes sociais, incentivando a conscientização de mais pessoas. 
 
 < b> Etapa 3: (60 minutos ou mais)  
 
  Em outro encontro, o professor dividirá a turma em duplas ou trios, para que eles criem uma tirinha com o objetivo de sintetizar o que aprenderam durante o debate, estudo do texto e exibição do filme. A tirinha deve conter um texto curto e ilustrações. Esse trabalho também poderá ser considerado como avaliação da atividade e o professor poderá solicitar que essa tirinha seja feita com o objetivo de divulgar o projeto realizado pela turma nas redes sociais, incentivando a conscientização de mais pessoas. 
 
 < b> Avaliação:  
 
 Análise das tirinhas criadas pelos alunos. 
 
 Apresentação, posicionamento das ideias nos debates e roda de conversa. 
 
 Pesquisa "Como fazíamos sem... internet, telefone, televisão, etc".