O trabalho tem início com uma pesquisa prévia, que será realizada pelos alunos em jornais, livros, revistas e Internet sobre os seguintes temas: inclusão social, escola inclusiva, preconceito em relação à deficiência, ações de inclusão de pessoas com necessidades especiais e as dificuldades que essas pessoas passam, muitas vezes, porque não têm acesso à formação e com isso não conseguem emprego etc. O objetivo deste levantamento é fazer com que o aluno comece a compreender a importância da mudança de atitude diante dos diferentes e passe a tratar os portadores de deficiências como pessoas que merecem respeito,cujas necessidades têm que ser levadas em conta em quaisquer situações.
Na seqüência os alunos terão a apresentação do curta "A Pessoa é para o que nasce". Ao final do filme o professor poderá pegar um trecho dos diálogos para dar início ao debate como:
" -Já nascemos cegas de nascência já, tudinho.
- Sim, é mais difícil, porque tudo é pelos outros, os outros é quem toma conta, nós mora numa casa três só, três ceguinhas tudo numa casa só.
- Aí vamos vivendo assim.
- Um dia tem, outro dia não tem
- Um dia tem, outro dia não tem
- Na quarta não tem
- Nem tem na quinta
- Nem tem na sexta
- Porque não tem coisa mais ruim do que uma pessoa ficar assim, com uma bacia na mão, esperando, implorando a um e a outro.
- Um dá, o outro não dá
- Se um já dá com gosto, o outro já dá com raiva."
A partir desta seqüência e do resultado do debate o professor deve dividir a turma em grupos para que cada conjunto monte um vídeo com uma história sobre o tema da inclusão. Para isso será necessária uma pesquisa e depois a elaboração de um roteiro. Com esses elementos em mãos, o grupo irá mergulhar na produção do vídeo documentário que irá exigir não apenas boas histórias, mas também a captação de imagens "fortes". Feito isso o grupo partirá para a edição e terão que fazer uso de música e de outros efeitos sonoros..
A seguir apresentamos as etapas para a criação do vídeo documentário e damos algumas dicas para a elaboração de um programa radiofônico.
Pesquisar
Como o trabalho visa uma releitura do tema, ou seja, a partir do que foi apresentado e discutido, a atividade propõe buscar novas histórias que mostrem a vida de pessoas portadoras de necessidades especiais e assim o aluno deverá dividir a pesquisa em duas partes:
Pesquisa documental - levantar dados e informações sobre os tipos de deficiências, direitos e deveres desse conjunto de pessoas entre outros.
Pesquisa de campo - o grupo irá procurar em sua comunidade pessoas que tenham necessidades especiais e que queiram compartilhar suas histórias. Aqui também podem ter como participante os personagens familiares, enfermeiros, agentes sociais e pessoas que direta ou indiretamente estão envolvidos com o tema.
Equipamentos
Câmera de vídeo ou câmera fotográfica ou ainda celular com recurso de captação de som e/ou imagem
Microfone
Computador com programa de captação de imagem e de edição digital (existem vários programas gratuitos na internet)
Aparelho de som
Para se produzir um vídeo
A produção de um vídeo documentário pode ser dividida em cinco etapas que são: criação e planejamento roteiro produção gravação edição e finalização.
A Criação e o Planejamento - é nessa fase que os alunos farão o levantamento dos recursos disponíveis e do que será necessário para ilustrar o assunto tais como fotos, pinturas, documentos, imagens em movimento de arquivo, entrevistas produzidas pelo grupo etc. É muito importante determinar o que queremos do nosso documentário e o que vai ser dito. As tarefas dentro desta etapa são:
Definir o tema e qual será a abordagem
Realizar uma pesquisa sobre o assunto em diversas fontes
Escolher a técnica que será utilizada no trabalho (animação, gravação de imagens, entrevista etc.).
Roteiro - É a forma escrita de qualquer produto audiovisual onde temos a descrição objetiva das seqüências, diálogos e também as indicações técnicas.
É na etapa do roteiro que teremos que definir se o documentário terá ou não um apresentador ou narrador, uma voz em off (quando a pessoa não aparece), onde e quando utilizaremos as entrevista ou colocaremos as fotos etc.
As tarefas dentro desta etapa são:
Escrever o roteiro
Revisar o roteiro
Criar um storyboard (Planejamento quadro a quadro do que será filmado e quais recursos serão necessários).
Dica:
O roteiro deve ser composto por frases curtas e na ordem direta
Devemos evitar adjetivos e frases longas pois, quanto mais objetivo, direto e claro for o texto, melhor será o entendimento por parte do espectador.
Produção: é fase em que decidimos as funções dos membros da equipe, pois, a partir desse momento, teremos que procurar os elementos que irão preencher o roteiro. Poderíamos dizer que é a hora de montar o quebra cabeça.
Gravação: Acontece depois que todo o roteiro estiver idealizado. Nesse momento todos os elementos são providenciados, desde se iremos ou não usar o microfone até o vasinho de planta que estará sobre a mesa durante a gravação.
Edição e finalização: é a última etapa do processo e é nela que será feita a costura geral do vídeo. Dividimos o material em cenas (fazemos a decupagem) e depois unimos todos os elementos para compor o todo do vídeo.
Software para edição: Existem muitos softwares para edição de vídeo (inclusive gratuitos como o Cinelerra). O Windows Movie Maker é uma aplicação simples de edição de vídeo que faz parte do pacote do sistema operativo Windows XP. Com ele é possível importar segmentos de vídeo, analógicos ou digitais, cortá-los, ordená-los, acrescentar legendas, transições e outros efeitos e, no final, gravar em um arquivo digital que pode ser gravado no computador, CD ou DVD e que depois pode ser publicado na Internet em site como o do Youtube, Videolog, ou algum outro provedor gratuito.