Bullying na Escola

Plano de Aula do Filme Bullying na Escola | Documentário | De Coletivo Cinema para Todos | 2010 | 4 min | RJ

Nos dias atuais, temos um novo conceito para um problema antigo: o Bullying. Por muito tempo, acreditou-se que algumas atitudes depreciativas e, algumas vezes, violentas, entre alunos eram brincadeiras inocentes, até psicólogos, educadores e demais profissionais da área perceberem o quanto isso prejudica na formação dos alunos. Isso vem mudando com o tempo, porém, muitas pessoas ainda não sabem o significado de bullying e como ele acontece.

- Propor iniciativas que conscientizem os alunos para a não prática do bullying

- Analisar a intertextualidade presente no curta e no filme "Escritores da Liberdade"

- Ler artigos que tratam sobre o bullying e seus efeitos na formação de crianças e adolescentes

- Produzir cartazes informativos sobre o que é bullying, porque não devemos praticá-lo e quais atitudes tomar, caso ocorra.

1ª Etapa

Reúna a turma em círculos. Questione aos alunos se eles sabem o que é bullying. Caso algum aluno não saiba o que significa, explique (ou peça para os outros alunos explicarem). Peça para que os alunos exponham a sua opinião sobre o tema. Provavelmente, haverá opiniões divergentes. Proponham, então, para que assistam ao documentário.

2ª Etapa

Assistam o curta "Bullying na Escola". Após, converse com os alunos sobre os diversos pontos de vista do curta. Proponha para que assistam ao filme "Escritores da Liberdade", que é baseado numa história real, e como o bullying pode ser prejudicial para a vida das pessoas.

3ª Etapa

Após assistirem aos dois filmes, peça para que os alunos analisem as características presentes em ambos. Peça para que se reúnam em grupos e liste as características do bullying, como identificar, porque não devemos praticar e o que fazer caso ocorra. Para fomentar ainda mais a discussão, traga alguns artigos sobre bullying para que os alunos utilizem na discussão e análise.

4ª Etapa

Divida os grupos para que cada um aborde um dos pontos citados acima sobre o bullying (características, como identificar, porque não devemos praticá-lo e o que fazer caso ocorra). Peça para que eles produzam cartazes informativos, utilizando cartolinas, canetinhas, lápis de cor, desenhos, imagens recortadas de jornal, entre outros materiais.