|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

IEPIC


Plano de Aula do Filme IEPIC - Uma História de Inclusão | Documentário, Ficção | De Coletivo Cinema para Todos | 2010 | 9 min | RJ


Uma escola de surdos que recebe um aluno ouvinte, na qual os professores não aceitam alunos não deficientes em uma sala mista. Invertendo a ordem, o curta "IEPIC - Uma história de Inclusão" nos coloca no lugar na minoria surda e nos faz sentir o quanto é ruim não ser aceito pela maioria. A aluna surda entrevistada, ao final do curta, afirma que devemos aprender e entender como eles são, para melhorar cada vez mais a inclusão da comunidade dos deficientes auditivos.




Objetivos
- Analisar a intertextualidade presente no curta e no filme "Adorável Professor"

- Propor melhorias na sala de aula e na escola para a inclusão de alunos deficientes auditivos

- Compreender alguns sinais básicos de LIBRAS para que todos na escola / sala possam se comunicar.


Situação Didática
1ª Etapa

Reúna a turma em círculos. Aborde o tema da inclusão de deficientes auditivos, já dando uma prévia do curta: "E se você entrasse numa escola que só tivesse alunos surdos-mudos, o que você faria?". Feita a discussão, assistam ao curta.

2ª Etapa

Depois de assistirem ao curta, peça para que os alunos relatem as suas experiências. Questione-os se acham que um aluno surdo-mudo pode aprender as mesmas coisas que eles. Surpreenda-os perguntando se uma pessoa deficiente auditiva poderia aprender música, por exemplo. Assistam ao filme "Adorável Professor".

3ª Etapa

Após assistirem aos dois filmes, peça para que os alunos analisem as características presentes em ambos. Peça para que se reúnam em grupos e escrevam uma pequena peça teatral, utilizando o sinais da LIBRAS, abordando sobre o tema: Como incluir os deficientes auditivos nas aulas e na escola? Oriente os grupos e ensine alguns sinais básicos para aqueles que não conhecem.

4ª Etapa

Façam as apresentações. Depois, peça para que cada grupo relate a sua experiência ao utilizar LIBRAS. Faça, também, registros fotográficos das apresentações. Poste as fotos e os relatos no blog da escola ou da sala (caso ainda não possua, essa é uma ótima oportunidade de iniciar um).

Comentários
Avaliação

Avalie o envolvimento dos alunos na atividade proposta, bem como o seu desenvolvimento individual e o trabalho em equipe. Verifique se compreenderam a importância da inclusão de deficientes auditivos e alguns conceitos básicos da LIBRAS. Avalie, também, o comprometimento com as atividades realizadas. Para saber mais:

Dicionário de LIBRAS:

http://www.acessobrasil.org.br/libras/

Acessado em 24/01/2013

Resenha do Filme: "Adorável Professor"

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/adoravel-professor-410708.shtml

Acessado em 24/01/2013

Palavras-chaves: Deficiente Auditivo LIBRAS Direitos e Deveres.

Plano de aula escrito por Talita Cavalcante de Morais Silva

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Mary Grace