|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Mudanças ambientais do entorno da escola, do bairro, da cidade


Plano de Aula do Filme Dona Cristina Perdeu a Memória | Ficção | De Ana Luiza Azevedo | 2002 | 13 min | RS


Educação Infantil:
Focalizar a importância das relações entre crianças e velhos.
Promover a troca de histórias entre
crianças e velhos visando compreender as mudanças ambientais do entorno da escola, do bairro, da cidade..
Educação Fundamental I:
Focalizar a cidade e suas transformações através das vozes dos velhos
Educação Superior:
Discutir o funcionamento da memória/esquecimento, seus limites físicos, psicológicos e sociológicos.
Discutir ainda a relação fundamental entre crianças e velhos, dois sujeitos que se encontram às margens, um que já foi e outro que ainda será numa temporalidade que retrata o ciclo da vida.




Objetivos
Educação Infantil:

Focalizar a importância das relações entre crianças e velhos.
Promover a troca de histórias entre crianças e velhos visando compreender as mudanças ambientais do entorno da escola, do bairro, da cidade..



Educação Fundamental I:

Focalizar a cidade e suas transformações através das vozes dos velhos



Educação Superior:

Discutir o funcionamento da memória/esquecimento, seus limites físicos, psicológicos e sociológicos.
Discutir ainda a relação fundamental entre crianças e velhos, dois sujeitos que se encontram às margens, um que já foi e outro que ainda será numa temporalidade que retrata o ciclo da vida.

Situação Didática
Educação Infantil:

1. Contatar velhos do entorno, pertencentes a uma casa de repouso, asilo ou mesmo do bairro da escola
2. Assistir juntos o filme
3. Levantar questões relacionadas a mudanças da do bairro, tais como lixo,poluição,derrubada de àrvores através do eixo: O que os velhos lembram da cidade?
4. Ler o livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes para explicitar a importância da criança para ressiginificar as memórias dos velhos
5. Passear no entorno com o grupo , fazer um piquenique com lanches antigos e brincadeiras antigas contadas pelos velhos.



Educação Fundamental I:

1. Contatar instituições que abriguem velhos ou os velhos do próprio bairro, de preferência avós ou tios de alunos. Convidá-los para o trabalho conjunto com a escola e as crianças e suas famílias.
2. Exibir o filme para as crianças e os velhos.
3. Promover uma discussão abordando aspectos da cidade e do meio ambiente.
4. Promover uma pesquisa fotográfica que rememore e traga o passado e suas experiências com os olhos do presente visando práticas que permitam um futuro com maior qualidade de vida.



Educação Superior:

1-Assistir o filme.
2-Ler o texto Lembrar-esquecer: trabalhando com as memórias infantis
3-Em pequenos grupos levantar questões relacionadas:aos processo de memória/esquecimentoe a função da criança como guardiã das memórias do velho e do velho enquanto guardião das memórias dos grupos sociais
4-Retomar as discussões no grupo mais amplo.

Comentários
Educação Infantil:

Referências e links

FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes.Il. Julie Vivas. Trad. Gilda de Aquino. São Paulo: Brinque-Book,1996. 32p.
Park, M. B. Entre vozes: crianças e velhos redimensionando práticas pedagógicas.Revista do CREIA_Recriação, v.4,p.67,1999.( Leitura para professores
Park, M.B Iório, S.A. Educação Infantil: Memória, meio ambiente e cultura popular.Editora Àrvore do saber.2004



Educação Fundamental I:

Referências

OLIVEIRA,José A. "Memória e participação social: suportes de sustentabilidade." In:PARK, Margareth B. (org).Formação de educadores-memória, patrimônio e meio ambiente.Campinas,Mercado de Letras,2003.

PARK, Margareth Brandini (org). Memória em movimento na formação de professores.Campinas, Editora Mercado de Letras,2000.

PARK, Margareth Brandini(org). Formação de educadores, memória, patrimônio e meio ambiente.Campinas, Editora Mercado de Letras,2003.

O ciclo da vida representado nas páginas dos almanaques de farmácia brasileiros, in SIMSON, Olga R. de M. et. alli (orgs). As múltiplas faces da velhice no Brasil, Campinas: edit. Alínea, p. 55-76, 2003.
_____ . Possibilidades de uso da fotografia na elaboração de projetos pedagógicos, in Revista Resgate, n. 10, 2001, p. 39-58.



Educação Superior:

Referências e links

Fernandes, Renata Sieiro PARK, Margareth Brandini . Filigranas da memória: intercâmbio de gerações. São Paulo/Campinas: Cortez/Cedes, 2006.
Park,M. B.O ciclo da vida nos almanaques de farmácia brasileiros.In: SIMSON,O.R.M.et Al(Org).As múltiplas faces da velhice no Brasil.Campinas, Alínea,2003.p.55-76.
www.scielo.br Caderno Cedes 68

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Margareth Park


Formação: Doutora em Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Especialização em Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Graduação em Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Atividades Profissionais: Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Gerontologia. Linhas de pesquisa - Praticas culturais e historia oral
Publicações: Mais recentes PARK, M. B. ; FERNANDES, R. S. . Lembrar-esquecer: trabalhando com as memórias infantis. Cadernos CEDES, Campinas SP, v. 26, p. 39-59, 2006. PARK, M. B. . Minha amiga dos olhos de gato. 1. ed. Jundiai: Arvore do Saber, 2005. v. 1000. 44 p.
Nível: Ensino Superior
Instituição: Universidade Estadual de Campinas | Campinas | SP