1º momento
Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões? (são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade)
- Do que se trata o curta?
- Quais reflexões o curta provoca?
- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?
- Qual a mensagem que o curta quer passar?
2º momento
Exponha para os alunos o contexto histórico em que Jean-Jaques Rousseau viveu e seus conceitos filosóficos. Proponha aos alunos que se dividam em grupos e que discutam entre si a partir da frase de Jean-Jacques Rousseau: "O homem nasce bom, a sociedade os corrompe".
Questões sugeridas para estimular a discussão:
1. O que é ser bom?
2. O faz fazer o bem?
3. Por que as pessoas tem que respeitar as outras?
4. Quando uma pessoa pode ser considerada uma "boa pessoa"?
5. Quando uma pessoa pode ser considerada má?
Modere a discussão sempre trazendo os aspectos da obra de Rousseau. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões. Procure destacar nos relatos a frequência com a qual eles destacam argumentos que tenham relação com fundamentos religiosos. O objetivo é demonstrar que, ainda que não sejam adeptos a alguma religião/crença ou não pratiquem, o quanto nossos valores estão relacionados a conceitos que trazemos das religiões mais comuns.
3º momento
A partir da discussão, os alunos deverão produzir um texto argumentativo sobre a influência da região no cotidiano.