|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Quem são os bichos urbanos?


Plano de Aula do Filme Bichos Urbanos | Experimental | De João Mors, Karen Barros | 2002 | 20 min | RJ


Quem são os bichos urbanos? Estarão inseridos nesta categoria somente alguns citados pelo curta, pombos, urubus, pardais, gatos, baratas, ratos?
São considerados urbanos, pois dividem espaço com outros animais, os humanos.
Esse filme nos faz pensar sobre como é a vida nos grandes centros urbanos. A analogia que o filme faz entre animais urbanos e homens é contundente. Que vida é essa que levamos?
Discutimos sobre a questão e enquanto educadores, nós sentimos a necessidade de compartilhar esse sentimento com os alunos. De abrirmos espaços nas escolas para que questões como estas façam parte dos currículos. O conhecimento tem que estar a favor de uma vida mais digna e plena.
Quando pensamos em educação costumamos pensar no outro, no aluno, no aprendiz e esquecer como é importante conscientizarmos-nos que somos profissionais do ensino e, portanto, sujeitos e objetos também de aprendizagem. Ao focarmo-nos como aprendizes, muda a forma de ensinar. Se me vejo como aprendiz, antes do que professor, me coloco numa atitude mais atenta, receptiva, e tenho mais facilidade em estar no lugar do aluno, de aproximar-me a como ele vê, a modificar meus pontos de vista.
O trabalho com curtas permite esse encontro entre a visão do professor e do aluno. Abre-se um dos canais de comunicação no qual ambas as partes podem crescer. Esse é o principio norteador de uma educação transformadora.
Este filme fala da relação entre Homens, animais urbanos e Meio. Estamos todos inseridos nele, os alunos têm visões, experiências para contribuir na discussão. E o professor tem conhecimento que pode ajudar os alunos a saírem da obviedade. Podemos simplesmente discutir sobre a ação dos animais urbanos no Meio, as conseqüências ou levar o aluno a desvendar cada detalhe do filme, desde a linguagem utilizada, cenário, construção dos personagens, a sonoplastia, enredo elementos que conectados dão vida e alma ao filme.
Este curta permite uma ampla discussão em diferentes áreas do conhecimento como:
Sociologia, Ciências e até alguns temas transversais, como Saúde podem ser debatidos utilizando questões cotidianas e contemporâneas.
Tornar os alunos parceiros nesta viagem possibilita ao professor perceber elementos que lhe escaparam, sobre conhecimentos que precisa atualizar rapidamente, sempre haverá um maior número de surpresas, os alunos poderão trazer informações significativas que o professor desconhece. Neste espaço de construção coletiva, os alunos, sendo co-responsáveis pelo processo, também estarão mais motivados e darão contribuições mais significativas.
Cada aluno irá construindo um percurso em grande parte comum, mas adaptado a si mesmo, personalizado, a partir de um diálogo permanente com seu professor-orientador.
O objetivo é tentar chegar aos alunos por todos os caminhos possíveis, pela experiência, pela imagem, pelo som, pelo teatro, dramatização pela interação real e virtual.
A proposta é fazer os alunos olharem e pesquisarem o entorno e refletirem sobre a relação de convivência dos animais urbanos com os seres humanos. E responder a pergunta inicial que fizemos: que vida é essa que levamos?
Não há respostas prontas e acabadas, mas é discutindo, conscientizando que podemos encontrar alguns caminhos.




Objetivos
➢ Discutir sobre a relação entre Homem, animais e Meio em que vivemos sob diferentes pontos de vista.
➢ Visualizar as condições de seu entorno quanto a presença de animais e a convivência com eles.
➢ Discutir sobre as condições sub-humanas vividas por muitos cidadãos.

Situação Didática
A Metodologia de pesquisa que propomos a seguir está baseada no trabalho com WebQuests.

Webquests

WebQuest é um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber. Foi proposto por Bernie Dodge em 1995 e hoje já conta com mais de dez mil páginas na Web, com propostas de educadores de diversas partes do mundo (EUA, Canadá, Islândia, Austrália, Portugal, Brasil, Holanda, entre outros).

O que é? - É uma maneira diferente de estudar ou simplesmente descobrir algo novo na internet o aluno estuda diversas áreas através de programas já elaborados de uma forma que estimule este estudo.

Por que utilizá-la? - Auxilia o aluno em seus estudos em diferentes áreas: o aluno estuda investigando e criando soluções para um problema lançado. O aluno pode trabalhar sozinho ou em grupo, assumindo diferentes papéis, desenvolve seu senso crítico, motiva à descoberta. (Adriana Galheigo do Nascimento - Educação Física em http://www.webquest.futuro.usp.br/ acesso no dia 14 de Abril de 2007).

A WebQuest é uma metodologia de pesquisa, na qual os alunos têm a oportunidade de analisarem uma situação sob diferentes pontos de vista. Pode ser utilizada em qualquer nível e ainda garante que o aluno não se perca na imensidão de informações na Internet, na medida em que o professor já fornece os links a serem estudados.

Uma WebQuest tem a seguinte estrutura:
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Recursos
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos


Comentários
Introdução

Assim como no filme Bichos Urbanos, nossos bairros e cidades estão preenchidos por esses moradores. Como é a convivência com estes habitantes? Quais são as conseqüências? Além desses moradores, o que mais você encontra pelas ruas de seu bairro? Que tal, começarmos uma excursão por essas ruas?


Tarefa

Você deverá escolher um dos papéis, (Médico, Morador de rua, Fiscal da Prefeitura ou Membro da Sociedade Protetora dos animais), e cumprir a tarefa de seu papel. Depois você deverá socializá-la

Médico
Vocês agora fazem parte de uma equipe de médicos e irão pesquisar quais são os animais mais encontrados na rua. Farão um relatório sobre quais são as conseqüências para a saúde desse convívio.

Para ajudar nessa pesquisa:
http://www.saudeanimal.com.br/doencas_caes.htm
http://www.virtualhealthlibrary.org/php/decsws.php?tree_id=C22.969〈=pt
http://www.saudeanimal.com.br/

Morador de rua
Vocês são moradores de rua e foram eleitos por seus colegas como representantes para escreverem uma carta para o Prefeito, falando da situação em que se encontram e sugerindo algumas soluções para os problemas de vocês.

Fiscal da Prefeitura
Vocês são fiscais da Prefeitura e foram convocados para fazerem um relatório sobre as condições do bairro quanto ao lixo produzido por homens e animais.
http://www.lixo.com.br/home.html
http://www.planetaorganico.com.br/meiolixo1.htm
http://www.lixoecidadania.org.br/lixoecidadania/dapararesolver/ModeloIdeal.htm

Sociedade Protetora dos Animais
Vocês são da Sociedade Protetora dos Animais e devem fazer um relatório de como os animais têm sido tratados na rua do seu bairro.
http://www.geocities.com/salve_animais/
http://www.eobicho.org/


Processo

1. Assistir ao filme Bichos Urbanos e discutir sobre a relação de convivência entre homens e animais nos centros urbanos.

Questões que podem nortear o debate após a exibição do filme:

Quais bichos urbanos aparecem no filme?
Em que situações eles se apresentam?
Como é a convivência entre homens e animais?
Que relações o filme propõe entre homens e animais?
Quais foram às cenas em que aparecem as relações?
E no bairro onde moram, que animais estão presentes?

1. Após a discussão, vocês irão escolher qual papel preferem vivenciar e formarem um grupo
2. Cada grupo deve fazer a pesquisa respeitando o ponto de vista que está vivenciando.
3. Para ajudar na pesquisa, os grupos devem usar os links sugeridos, ou ainda procurarem livros, fazer entrevistas.
4. Antes de cumprirem a tarefa, os grupos devem fazer uma excursão pelo bairro e irem anotando o que lhes chama a atenção.
5. Os alunos podem marcar entrevistas com profissionais que podem ajudar na realização da tarefa. As entrevistas podem ser pessoalmente, por e-mail ou ainda MSN.
6. Elaborar o relatório ou carta em grupo
7. Compartilhar com a classe a tarefa realizada
8. Responder a auto-avaliação


Avaliação

Noviço
Ponto de vista: Realizaram a tarefa, mas não incorporam o ponto de vista determinado.
Objetivo da tarefa: Apesar de tentar não concluíram a tarefa
Trabalho em equipe: Não conseguiram trabalhar em equipe, só juntaram as informações.
Conteúdo do texto: Falta de detalhes sobre as informações solicitadas

Iniciante
Ponto de vista: Conseguiram incorporar o ponto de vista, no entanto a produção deixou a desejar
Objetivo da tarefa: Evidência de intenção de produzir algo, mas a quantidade de informação revela conhecimento do assunto.
Trabalho em equipe: Alguns membros conseguiram trabalhar em equipe
Conteúdo do texto: Poucos detalhes sobre as informações solicitadas

Profissional
Ponto de vista: Conseguiram incorporar o ponto de vista, no entanto e a produção ficou boa.
Objetivo da tarefa: Material produzido com informações bastante completas e claras
Trabalho em equipe: Trabalharam em equipe.
Conteúdo do texto: Bom detalhamento sobre as informações

Mestre
Ponto de vista: Conseguiram incorporar o ponto de vista, no entanto e a produção ficou excelente.
Objetivo da tarefa: A tarefa foi cumprida totalmemte, foi realizada com criatividade trabalho informações completas e claras.
Trabalho em equipe: Trabalharam em equipe e conseguiram realizar o trabalho sempre buscando consenso.
Conteúdo do texto: Riqueza de detalhes sobre as informações


Conclusão

Vocês viveram diferentes papéis e conseguiram trocar e compartilhar informações sobre a forma como estamos convivendo em nosso espaço urbano.
O Homem precisa aprender a conviver entre si e com o Meio em que está inserido.
Que tal agora vocês lançarem uma campanha no bairro para levantar possíveis soluções para a melhor convivência entre homens e animais?. Depois podem levar a pesquisa para as autoridades competentes. Não podemos parar, boa sorte!


Créditos

Grace Luciana Pereira
José Manuel Moran


WebQuest- saiba mais
Nestes links, você encontrará informações que vão desde a explicação teórica sobre o que é WebQuest, procedimentos para elaboração e ainda muitos exemplos.
http://www.webquest.futuro.usp.br/
http://webquest.sp.senac.br/
http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/
http://www.vivenciapedagogica.com.br/wq
http://www.educarede.org.br/educa/img_conteudo/tecnologia4.html

Pedagogo Autor do Plano de Aula
José Manuel Moran


Formação: Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes.
Atividades Profissionais: Diretor acadêmico da Faculdade Sumaré - SP; Especialista em avaliação de cursos superiores a distância; Professor aposentado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Publicações: no último ano : MORAN COSTAS, José Manuel (Org.) ; MORAN, J. M. (Org.) ; MASETTO, M. T. (Org.) ; BEHRENS, M. (Org.) . Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 10ª. ed. Campinas, SP: Papirus Editora, 2006. 173 p.
Nível: Ensino Superior
Instituição: Faculdade Sumaré | São Paulo | SP