|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Uso de vídeos no contexto escolar


Plano de Aula do Filme Barbosa | Documentário, Ficção | De Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado | 1988 | 12 min | RS


O uso de vídeos é uma maneira criativa e lúdica de se trabalhar as tecnologias no contexto escolar. Mas, para utilizá-lo devemos conhecer seus benefícios e seus eventuais problemas. Critério na seleção, levando em conta principalmente a maturidade do público a ser trabalhado, é essencial. A boa escolha e sua análise prévia são quesitos fundamentais para o sucesso e alcance dos objetivos propostos. Além destes, não custa lembrar que o filme não deve ser utilizado como forma de "descanso" para o professor ou com objetivo de transferir para o vídeo a função de educador. O momento deve ser utilizado para incentivar reflexões tornando nossos alunos mais críticos e criativos.
O filme "Barbosa" pode ser uma fonte segura e ampla para atividades em sala de aula. Com conteúdo de grande interesse da maioria dos brasileiros, o futebol, nos remete a reflexões sobre o comportamento e o relacionamento humano diante do que não pode ser mudado e da exagerada confiança do "tudo posso", presente principalmente no imaginário de nossos jovens. E é sobre este assunto que esta sugestão de aplicabilidade pedagógica trata.




Objetivos
∗ Estimular a crítica através de trabalho colaborativo e participativo da turma

∗ Incentivar o debate sobre a importância das atividades esportivas sem ter como objetivo apenas vitória, mas também a cidadania e humanização

∗ Valorizar o companheirismo e o espírito de equipe nas atividades esportivas

∗ Compreender as limitações do ser humano.


Situação Didática
* Formar uma roda de conversa com os alunos relembrando da última derrota do Brasil para França na Copa 2006. Estimular assuntos que remetam ao filme Barbosa com perguntas como: o que fariam se pudessem voltar no tempo e alterar o resultado da última partida? Mudaria o técnico? Os jogadores? Daria dicas ao time ou uma rasteira no adversário? Estimular sempre os porquês das respostas e deixar que os alunos "viagem" na possibilidade de levar o time ao hexacampeonato.

* Após a conversa sugerir a apreciação do filme livremente sem nenhuma preocupação com futuros resumos ou um "o que você entendeu do filme". Deixar o prazer de assistir o filme reinar.

* Ao seu término voltar a roda de conversa estimulando reflexões sobre a confiança em poder mudar o placar do jogo o sofrimento do goleiro Barbosa ao se responsabilizar e ser responsabilizado pela derrota a carência do protagonista ao lembrar do único abraço do pai durante o gol do Brasil nossa impotência diante de situações que não podemos transformar, lembrando que se queremos evitar algo ruim deve ser antes de acontecer como lidar com situações como morte, desemprego e outras que em um primeiro momento são difíceis de resolver.

* Dividir a turma para que criem depoimentos sobre os assuntos discutidos. Cada grupo abordará um tema que poderá ser publicado na Internet através de sites ou blogs construídos pelo professor com a ajuda dos alunos. Ressalto que esta ação desperta o interesse pela escrita, como pode ser comprovado nos blogs de alunos Copa 2006, Eleições Cidadãs, Escrevendo com Escritor.

* Sugiro a montagem de um blog que poderá ter como objetivo a publicação de atividades realizadas com todos os filmes do "Curta na Escola". No Professora Andrea são oferecidas "dicas" de como trabalhar tecnologias em sala de aula que poderão ser úteis nesta e em outras atividades.


Comentários
Avaliação: Será feita durante todo o processo através da observação das reflexões dos alunos e dos textos produzidos.

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Andrea Toledo


Formação: Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cataguases - Cataguases - MG . Pós-graduada em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras - Lavras - MG. Pós-graduada em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora - Juiz de Fora - MG
Atividades Profissionais: Implantação e coordenação de projetos de inclusão digital oferecidos a escolas públicas, terceira idade e portadores de necessidades especiais. Formação de professores para o uso das Tecnologias na Educação.Docência no Ensino Superior.4443468901
Publicações: http://professoraandrea.blogspot.com
Nível: Ensino Superior
Instituição: Instituto Francisca de Souza Peixoto e Faculdades Integradas de Cataguases | Cataguases | MG