Educando o paladar e o olfato: Os alimentos e seus sabores

Plano de Aula do Filme Morango com Limão | Ficção | De Adolfo Sarkis | 2004 | 15 min | RJ

Misture sabores tão diferentes e improváveis e tente fazer um novo suco, doce, bolo ou prato salgado. Invente. Renove a culinária. Participe da gastronomia. O convite é aberto a todos e a qualquer um que tenha prazer e satisfação na cozinha e no trabalho com os alimentos. Já havia pensado na combinação morango e limão? Fez algum suco deste tipo em sua casa? Que sabores existem em uma e outra fruta? Seria uma boa mistura? Trabalhamos pouco a questão do sabor e do cheiro dos alimentos nas escolas. Educamos pouco nossas crianças quanto ao paladar e o olfato. O trabalho com os alimentos também é área em que a escola raramente comparece. Que tal repensar a questão?

A proposição quanto ao curta Morango com Limão é bastante simples no que tange a escola, em diferentes níveis, a saber: Trabalhar de forma palpável a questão dos alimentos e de suas propriedades e possibilidades. Tanto no sentido de fazer com que os alunos manuseiem diferentes variedades de alimentos para conhecê-las quanto para que saibam utilizar e trabalhar, ainda que receitas simples, quando estiverem em casa. Aprender na prática associado a aprender na teoria, permitindo que entendam as propriedades e qualidades dos diferentes tipos de alimentos que consumimos regularmente.

Apresente o curta Morango com Limão, uma agradável crônica do cotidiano, que nos coloca em contato com um jovem que alimenta amor platônico por uma garota que apenas viu, rapidamente, quando trabalhava atrás do balcão de uma lanchonete. Depois disso, parta para questões quanto aos alimentos, relacionadas inicialmente ao filme (por exemplo: Quem já tomou suco de morango com limão? Quais as propriedades dessas frutas? Os sabores combinam?) e, posteriormente, como proposição de manuseio (vamos fazer o suco ou outras produções com alimentos?), pesquisa de aprofundamento sobre tais alimentos (e outros)... Dessas ideias iniciais, é hora de buscar informações sobre nutrição, outros grupos alimentares e, obviamente, continuar trabalhando com as mãos, propondo novas artes culinárias...