|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Pecado Capital


Plano de Aula do Filme Capital Circulante | Ficção, Conteúdo Adulto | De Ricardo Mehedff | 2004 | 10 min | RJ


Dinheiro na mão é vendaval, é vendaval, na vida de um sonhador, de um sonhador... Quem não se lembra dos célebres versos de Pecado Capital, composição e letra de Paulinho da Viola, grande sucesso nos anos 1970, na esteira da novela O Astro, da Rede Globo? Pois foi esta a lembrança que tive, de forma imediata, ao assistir o curta Capital Circulante de Ricardo Mehedff. Retrato do cotidiano de grandes cidades brasileiras, o filme nos mostra como o dinheiro ou o capital que hoje estão em certas mãos podem levar poucas horas para ir parar em outras tantas... A vida como ela é, literalmente!




Objetivos
Mostrar que o capitalismo, sistema em que vivemos, é movido a base de dinheiro que, por sua vez, além de combustível, é recurso circulante numa velocidade que não conseguimos mesmo perceber. Outra particularidade do curta é permitir debates acerca da violência, dos mercados lícitos e ilícitos, dos perigos da noite, da corrupção que grassa entre autoridades...

Situação Didática
Este filme se aplica a públicos mais velhos por conta de algumas de suas situações e insinuações. Neste caso vale apresentá-lo sempre tendo como acompanhamento textos que tragam explicações sobre capitalismo, capital e dinheiro (de preferência mesclados com artigos de jornal bem atuais) ou então enfocando os mercados formal e informal da economia, a violência, corrupção... Os textos devem ser trabalhados antes da apresentação do filme, que viria propor novas discussões e abrir a possibilidade de contato com especialistas nos temas em debate (capital, capitalismo, mercado informal, violência...)

Comentários
Quando o dinheiro se torna a referência mais forte, presente e marcante da sociedade é sinal de que ela está doente e que precisamos rever nossos valores! Ainda assim temos que encarar como realidade, parte de nossas vidas e conscientes quanto a sua utilidade. Entender, no entanto, como funciona o capitalismo, o capital, o dinheiro e as decorrências de tudo isso pode nos vacinar para que não coloquemos tudo isso em primeiro lugar...

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado