O efeito das drogas no organismo humano

Plano de Aula do Filme Consciente Irracional | Ficção | De Erick Maximiano | 2004 | 14 min | RJ

Cada vez mais cedo os jovens entram no mundo das drogas, e na maioria dos casos, é um caminho sem volta. Para combater o consumo de drogas, lícitas e ilícitas, é muito importante que os professores abram espaço, durante as aulas, para discutir sobre esse tema. Nesse plano de aula buscamos discutir quais são os efeitos que as diferentes drogas provocam no organismo humano.

- Pesquisar sobre diferentes drogas e seus efeitos

- Elaborar ações que combatam o uso de drogas.

1° momento:

Exiba o curta "Consciente Irracional" e ao fim do filme inicie uma roda de conversa com os alunos para que eles levantem quais os pontos que mais chamaram a atenção durante a exibição.

Para auxiliar na discussão, sugerimos algumas perguntas: (as perguntas são sugestões e podem ser alteradas de acordo com o desenvolvimento da atividade)

- Do que se trata o curta?

- O que mais chamou atenção na história que foi narrada?

- Qual droga que o personagem era viciado? Quais outras drogas que você conhece?

- Quais os sintomas do vício que apareceram no filme?

- No filme, os amigos do usuário de droga conseguiram influenciar o personagem a parar de usar drogas?

- Em sua opinião, qual o papel da família e dos amigos numa situação dessas?

2° momento:

A partir da discussão inicial peça para que os alunos realizem uma rápida pesquisa na internet buscando informações como:

- Quais países possuem o maior número de usuários de drogas?

- Quais drogas que mais viciam ou que possuem maior número de usuários?

Solicite que os alunos façam um levantamento das drogas que são mais utilizadas atualmente no Brasil, quais delas são legalizadas, quais são ilegais, e quais são ilegais no Brasil e são legalizadas em outros países.

Peça para que os alunos socializem os resultados dessa pesquisa, e aproveite para discutir com eles sobre o que eles acham da legalização de determinadas drogas, como maconha, por exemplo, que é ilegal aqui no Brasil, mas é legalizada e utilizada com fins medicinais em outros países.

3° momento:

Ainda pesquisando, proponha que identifiquem os diferentes mecanismos de ação no corpo humano ao entrar em contato com as drogas. Alguns sites e textos de referência:

Anti Drogas

Revista IMESC sobre drogas

Com o resultado da pesquisa, sugira aos alunos que preparem uma apresentação dos resultados destacando as variações entre drogas lícitas e ilícitas e seus efeitos no organismo. A apresentação deve destacar também os riscos que estamos expostos.

4° momento:

Peça para que eles socializem os resultados da pesquisa, e com base nesses resultados, elaborem peças publicitárias combatendo o uso de drogas, que serão espalhadas pela escola, comunidade e podem também ser veiculadas nos canais de comunicação da escola (sites, blogs, redes sociais)

Aproveite esse momento para trabalhar junto aos professores de Português e Artes esse gênero textual.

Caroline Franco

Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas