|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

O processo dinâmico do desenvolvimento de um ser vivo


Plano de Aula do Filme Para chegar até a lua | Animação | De Jose Guillermo Hiertz | 2006 | 10 min | SP


O narrador de nossa estória é Igor, o escaravelho (rola-bosta ), único companheiro de Jaime (ainda que ele nem imaginasse) que o acompanha por "toda" sua vida. Não havia ninguém para considerá-lo e sua vida seria um percurso no qual se nasce, acasala e morre. Porém, "mesmo sem saber ao certo o que o esperava, Jaime seguiu em frente".
Segundo Yalom (2007) quatro preocupações assumem, de maneira genérica, grande destaque para nós: a morte, o isolamento, o significado da vida e a liberdade. Esses temas encontram-se vislumbrados no presente curta-metragem de maneira sensível e focada numa metáfora que aborda o curto espaço de tempo na vida de uma mosca-das-frutas.
O curta nos transmite a idéia de lealdade, de propósito, de alcance dos objetivos frente aos desafios da vida, independentemente de estarmos "certos" ou "errados", independentemente do final...
Temas que podem ser trabalhados a partir do curta:
 Em Filosofia:
o Transcendência
o Sentimentos: Amizade/amor
o Projeto de vida/saber viver
o Importância de ter um objetivo na vida
o Amor platônico.
 Em Ciências:
o Seres vivos e seres não vivos
 Seres Vivos: diferenças entre o tempo de vida humano e animal
 Ciclos da vida humana e animal
 Drosófilas
 Escaravelho (Rola-Bosta).




Objetivos
o Compreender o desenvolvimento da vida humana e de todo organismo vivo como processo dinâmico o Refletir sobre sentimentos como: medo, curiosidade, motivação e necessidade de desafios como necessários ao entendimento da vida o Discutir sobre a importância de sentimentos tais como: o a curiosidade: como desafiadora frente ao novo e o a coragem: como necessária para que se faça descobertas o a motivação: como necessária para a consecução dos objetivos.

Situação Didática
Fases do trabalho: 1. Apresentação do curta "Para chegar até a lua" 2. Roda de Conversa: o que você faria se soubesse que tem somente um dia para viver? 3. Momento da criação: para que expressem individualmente (em construções artísticas ou desenhos) o ciclo de vida dos dois insetos do curta (veja anexos 1 e 2) 4. Audição e desenho da música "Os Bichinhos e o Homem" (veja anexo 3)
5. Trabalho com a WeQuest "Insetos" (confira link abaixo): http://www.webquest.futuro.usp.br/galeria/exemplos/insetos/default.htm 6. Roda da descoberta: socialização das descobertas de cada grupo de acordo com as orientações da professora.

Comentários
Bibliografia comentada e sugerida: O dia em que a morte quase morreu, de Sandra Branco. São Paulo: Salesiana, 2006, 24 páginas. "Um dia a Vida e a Morte brigaram feio! Também, a Morte só trazia tristeza. Tempos depois, as duas se reencontram e fizeram um acordo: a Vida ajudaria cada um a nascer e se desenvolver, já a Morte zelaria pelo descanso de todos e os acompanharia no caminho de volta para o Pai". Valores a serem trabalhados: Transcendência - Amizade/amor - Projeto de vida/saber viver. Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa - Filosofia - Ensino Religioso. Fontes: http://www.sandrabranco.com/default.asp http://www.editorasalesiana.com.br/cfdocs/catalogo_interna2.cfm?idlivro=362 Saiba mais em: Ficha de Apoio Pedagógico http://www.editorasalesiana.com.br/cfdocs/catalogo_livros/pdf/id362.pdf Pedro e Lua, de Odilon Moraes, São Paulo: Cosac & Naify, 2004, 48 páginas. "Uma verdadeira busca pela identidade. Assim pode ser descrito este livro, escrito e ilustrado por um dos mais premiados talentos do livro infanto-juvenil no Brasil. O menino Pedro é fascinado pelos mistérios da noite e das estrelas e fica encantado quando descobre, nos livros, que a Lua que ilumina a noite é um satélite feito de pedra, e que o seu próprio nome significa "o de pedra". O personagem passa a achar, então, que as pedras que encontra por aí são fragmentos lunares e, em companhia de sua tartaruga de estimação, chamada Lua, vai inventando toda uma cosmologia particular". Fonte: http://www.cosacnaify.com.br/loja/detalhes.asp?codigo_produto=540&language=pt&showPromo=False Anexo 1 Escaravelho (Rola-bosta) Rola-bosta Os rola-bostas, também chamados de escaravelhos, são besouros da família dos escarabeídeos e têm importante papel na reciclagem de nutrientes do solo. Eles alimentam-se de fezes de animais e na época da reprodução enterram bolinhas de estrume para alimentar as larvas, que se criam sob o solo. Existem rola-bostas em todo o mundo e alguns são mais rápidos que outros na tarefa de decompor o esterco. Assim, os africanos, adaptados para decompor o estrume de grandes animais, são os mais eficientes. Muitos países trouxeram com sucesso os besouros africanos para melhorar a fertilidade do solo, incorporando matéria orgânica, e combater certas pragas. No Brasil, a espécie africana Ontophagus gazella foi introduzida em 1989 para realizar o controle biológico da mosca-do-chifre, parasita de bovinos. Como a mosca deposita seus ovos no esterco, acreditava-se que, eliminando o mesmo rapidamente, o ciclo seria quebrado. Para se ter uma idéia, uma fêmea do besouro africano é capaz de gerar de 60 a 90 larvas por mês. Os rola-bostas brasileiros fazem uma geração por ano, de oito a dez insetos por vez. Ainda não há avaliação da eficácia dos besouros africanos em terras brasileiras. Fonte: http://globorural.globo.com/barra.asp?d=/edic/182/fichabicho2.htm Anexo 2 - Drosófila (mosca-das-frutas) O Gênero Drosophila é formado por um grande número de espécies de pequenas moscas. Atualmente há cerca de duas mil espécies descritas no gênero. Durante muito tempo as drosófilas foram conhecidas como moscas-das-frutas, entretanto essa nomenclatura já não é mais utilizada por referir-se mais apropriadamente às moscas da família Tephritidae, que causam prejuízo aos fruticultores. As drosófilas se alimentam de leveduras em frutos já caídos em início de decomposição, e portanto não causam prejuízo. Algumas espécies se alimentam em outros substratos como cactáceas, também em início de decomposição, e guano de morcego, entre outros. Dentre todas as espécies do gênero, a mais conhecida é a Drosophila melanogaster. Esta espécie foi usada como modelo em pesquisas que contribuiram para o desenvolvimento de importantes conceitos de Genética. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Drosophila Anexo 3 Os Bichinhos e o Homem Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho - CD Arca de Noé 2 - Vinícius para crianças
Nossa irmã, a mosca É feia e tosca Enquanto que o mosquito É mais bonito É mais bonito Nosso irmão, besouro Que é feito de couro Mal sabe voar Mal sabe voar Nossa irmã, a barata Bichinha mais chata É prima da borboleta Que é uma careta Que é uma careta Nosso irmão, o grilo Que vive dando estrilo Só pra chatear Só pra chatear E o bicho-do-pé Que gostoso que ele é Quando dá coceira Coça que não é brincadeira E o nosso irmão carrapato Que é um outro bicho chato E primo-irmão do bacilo Que é irmão tranqüilo Que é irmão tranqüilo E o homem que pensa tudo saber Não sabe o jantar que os bichinhos vão ter Quando o seu dia chegar Quando o seu dia chegar

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Marilene Lima


Formação: Mestre em Educação: História, Política, Sociedade, pela PUC/SP (1999-2001) tendo desenvolvido pesquisa sobre a História dos Métodos de Alfabetização em São Paulo.Psicóloga, formada pela UMESP (1991-1997).
Atividades Profissionais: Coordenadora do Programa Edukaleidos: Educação para o bem-estar [http://www.edukaleidos.pro.br]. Docente na Pós-Graduação da UNISA nos cursos de Psicopedagogia Clínica e Institucional (Lato Sensu)e MBA Executivo em Gestão de Pessoas (Unisa Business School).
Publicações: Últimas publicações: Entrevista concedida à jornalista Thais Gurgel, do Caderno Especial: Educação Infantil, da Revista Nova Escola, "Conhecimento de Mundo na Educação Infantil", publicação prevista para março/2007; Artigo no site Pró-Fala (http://www.profala.com/artpsico41.htm - Portugal) Educação, Psicanálise e Cultura
Nível: Ensino Superior
Instituição: UNISA | São Paulo | SP