Reciclar, reaproveitar, reutilizar: Ações pelo planeta e pela vida

Plano de Aula do Filme Feira Livre | Documentário | De Isaac Chueke | 2003 | 18 min | RJ

As feiras livres são ótimos locais para conhecer melhor o povo brasileiro, seus hábitos, as conversas cotidianas, os tipos comuns e também os estranhos. São, normalmente, frequentadas por pessoas adultas, não sendo comum que crianças, adolescentes ou mesmo jovens por ali circulem. As novas gerações são adeptas dos supermercados, quitandas ou sacolões. Além de perceber o dia a dia e as pessoas, perde-se também a possibilidade de conhecer melhor os alimentos e de pensar todo o processo que dá luz as feiras em suas jornadas regulares pelos diversos bairros de uma cidade grande como o Rio de Janeiro. Da montagem a desmontagem, passando pela venda e chegando até a xepa e ao lixo gerado por uma feira livre, como tudo isso funciona? E, mais preocupante ainda, para onde vai a sucata e o lixo orgânico? Feira Livre é um documentário que nos ajuda a entender um pouco melhor essa realidade.

Colocar os alunos no olho do furacão, ou seja, a partir do filme, fazê-los perceber o funcionamento da feira, as pessoas que por ali circulam, as relações comerciais, a negociação, os motivos da queda de preço dos produtos no final do período (que ocasionam a conhecida xepa) e, em especial, para que possam pensar e se articular, propondo soluções, para a limpeza pública, a reutilização de materiais recicláveis, o encaminhamento das sobras de alimentos considerados não aproveitáveis pelos consumidores e feirantes...

- Inicialmente proponha aos alunos que falem sobre feiras livres a partir de suas experiências pessoais, ou seja, se já foram, como descreveriam, se ainda não conhecem, como pensam ser. - Passe o filme e fique atento pois há diálogos entre os feirantes e consumidores que induzem a temáticas pesadas, como sexualidade. Ainda que sejam trabalhadas de forma descontraída, deve-se estar preparado para comentários, dúvidas ou mesmo gracejos por parte dos estudantes. - Quando mostrar o curta, pedir produções textuais em que se compare a visão anterior da feira que os alunos tinham com o que viram. - Seria interessante programar, se possível, uma visita a alguma feira livre próxima da escola, para que os alunos pudessem conversar com os feirantes sobre as vendas, o trato com os clientes, de onde vem os produtos, para que servem alguns alimentos e, principalmente, focados no destino da sucata e do lixo orgânico que dali surgem.