Qual o tamanho do seu coração?

Plano de Aula do Filme Hotel do Coração Partido | Animação | De Raoni Assis | 2006 | 5 min | PE

O coração é o símbolo maior da emoção humana. Desenhado por crianças, transformado em rimas pelos poetas, cantado por músicos... E o que há lá dentro? Como funciona nosso coração? Qual é o seu tamanho? É possível e preciso examinar o coração tanto por dentro quanto por fora. Verificar cientificamente este órgão do corpo humano e animal é uma das perspectivas da educação. Outra é perceber porque e como relacionamos o pulsar deles as emoções que temos ao longo de nossas vidas. Seja por dentro ou por fora, o imprescindível é entendê-lo, conhecê-lo, explorá-lo e, também, cuidar do mesmo!

Trabalhar a ideia do coração a partir destas duas perspectivas, a saber, aquela apresentada no filme Hotel do Coração Partido, relacionando a emoção, ao sentimento, ao amor, a amizade e, por outro lado, a visão científica que nos informa quanto ao funcionamento do coração, sua importância, suas dimensões, as funções que executa.

O filme pode introduzir os alunos ao assunto. Deste contato inicial partimos para um momento em que é preciso extrair as informações ali apresentadas, como por exemplo, a associação com os sentimentos, a emoção e as ligações com as pessoas próximas (familiares, amigos, vizinhos, amores...). Neste momento é importante trazer a tona músicas, poesias, trechos de livros e outros recursos que demonstrem a ligação entre o coração e os sentimentos. Fomentar a produção artística dos alunos, com a elaboração de textos, painéis, produções para computador, jornais e outras formas de expressão falando sobre o tema é uma rica alternativa de trabalho. Depois do momento linguagem e sentimentos, passamos para o exame do órgão, com informações científicas, propondo pesquisas, elaboração de trabalhos visuais sobre o coração. Tudo, é claro, adequado a faixa etária com a qual se está trabalhando!