Semelhanças e peculiaridades

Plano de Aula do Filme Identidades em Trânsito | Documentário | De Daniele Ellery, Marcio Camara | 2007 | 19 min | CE

O documentário possibilita discutir a pluralidade cultural que envolve países que usam a Língua Portuguesa, avaliando diferentes aspectos.

Compreender a Língua Portuguesa como integradora da visão de mundo e da própria identidade. Confrontar manifestações específicas da Língua Portuguesa. Respeitar as diferentes manifestações da linguagem em diferentes grupos sociais. Estabelecer relações entre continuidade/permanência e ruptura/transformação nos processos históricos. Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade.

Comparar a Língua Portuguesa falada/escrita no Brasil e a Língua Portuguesa de outros países, discutindo a atual reforma ortográfica. Pesquisar a colonização portuguesa no Brasil em Guiné-Bissau e Cabo Verde: diferenças e semelhanças no processo. Promover comparações entre o sistema educacional brasileiro e de outros países de Língua Portuguesa. Pesquisar as oportunidades de formação profissional, estudo, inserção no mercado de trabalho, etc. oferecidas aos jovens no Brasil, comparando-as às descritas no documentário. Promover intercâmbio cultural entre jovens do Brasil e de outros países que usam a Língua Portuguesa usando e-mails, blogs, cartas, explorando os diferentes tipos de texto de acordo com o contexto de uso social, incentivando a troca de impressões sobre os países. Referindo-se à questão de que não há uma pesquisa sobre ao número de profissionais já formados em uma determinada área em relação ao número de bolsas de estudo oferecidas pelo governo citada no documentário, propor que os alunos pesquisem os números atuais de recém-formados por área no Brasil e discutam o potencial de mercado de trabalho atual.

Eliane Candida Pereira

Formação: Psicologia, Pedagogia com habilitação em Administração e Supervisão Escolar, Psicopedagogia Institucional
Atividades Profissionais: Formação Continuada de Educadores
Nível: Ensino Médio