Verdades e Mentiras

Plano de Aula do Filme Mentira | Ficção | De Flávia Moraes | 1989 | 9 min | SP

Quem nunca mentiu que atire a primeira pedra... A mentira é tão antiga quanto a humanidade. Se pararmos para pensar, ela é bíblica, e remonta a Adão e Eva, mais especificamente, a serpente que enganou a primeira mulher de que se tem notícia na história da humanidade, ao menos nos relatos cristãos. De qualquer modo, é preciso pensar o que significa este termo e, em contrapartida, o seu antônimo, a verdade. E esta verificação não deve se ater aos sentidos dos vocábulos, mas a uma reflexão profunda, filosófica, ética e antropológica relacionada a estas tão presentes ideias.

- Analisar a origem dos termos. - Verificar situações de uso. - Pensar tanto na verdade quanto na mentira enquanto elementos do cotidiano. - Buscar as implicações da mentira e da verdade: Devemos falar a verdade sempre? Em algum momento, é permitido ou aconselhável mentir? Por que mentimos? Por que muitas vezes temos medo de dizer a verdade?

1a Etapa Inicie a aula buscando o significado dos termos verdade e mentira. Peça aos alunos que contem casos pessoais em que mentiram ou contaram a verdade e as repercussões de suas ações. 2a Etapa Procure textos de apoio, contos ou crônicas em que a verdade ou a mentira sejam os tópicos centrais. Verifique o que os filósofos falam sobre verdade e mentira e discorra sobre seus pensamentos junto aos alunos. 3a Etapa Passe o filme. Discuta as questões: Por que mentimos? Em algum momento, é permitido ou aconselhável mentir? Devemos falar a verdade sempre? Por que, muitas vezes, temos receio de dizer a verdade? 4a Etapa Proponha aos alunos uma pesquisa de campo sobre o tema com amigos, conhecidos, parentes e a produção de textos, no formato de crônicas ou contos, com as melhores histórias. Para arrematar, finalize com dramatizações das melhores histórias e filmagens com celular ou câmeras fotográficas destas encenações.