Convenção dos direitos das crianças

Plano de Aula do Filme Vidas no Lixo | Documentário | De Alexandre Stockler | 2008 | 15 min | SP

A convenção dos direitos da criança é um acordo internacional que obriga a todos os governos a respeitar os direitos enunciados no mesmo e aceitar todas as obrigações que dela derivam. Nesta convenção os governos estão obrigados a garantir e satisfazer as necessidades básicas das crianças, favorecer o seu desenvolvimento e protegê-los de todo tipo de abuso, discriminação, maltrato e exploração. E muito importante que os alunos conheçam seus direitos.

Que os alunos adquiram a compreensão dos seguintes elementos: - As necessidades humanas básicas são universais. - Cada necessidade humana esta unida a um dos direitos compreendidos na Convenção. -Nossa sociedade não permite a dignidade humana plena se não são satisfeitas as necessidades humanas básicas e não são respeitados os direitos humanos.

1º fase(individual): Cada participante deve escrever numa folha de papel quais são suas cinco necessidades humanas básicas sem as quais não poderia viver e se realizar como pessoa. Deveram estar ordenadas numa escada de maior a menor importância. 2º fase(grupal): Os alunos se dividem em grupos de cinco e escolhem um representante. Cada participante presenta e justifica perante o grupo quais são as suas necessidades humanas básicas. Seguidamente o grupo redige uma única lista de necessidades básicas que será presentada ao resto da sala pelo representante. Depois da apresentação o professor colocara na lousa as que mais apareceram nos discursos dos representantes. 3º fase(grupal): O professor entrega a cada grupo a declaração dos direitos das crianças pela Mafalda: http://www.mafalda.net/index.php/pt/a-historia-2/mafalda-e-unicef Momento de leitura grupal. 3º fase: Assistir ao filme vidas no lixo 4º fase: Debater com os alunos sobre a situação das crianças que aparecem no filme. Elas têm seus direitos garantidos como menciona a convenção? Eles têm as necessidades básicas humanas que os grupos colocaram satisfeitas?

Denise